Brasileiro é campeão na PBR em corrida pelo título de melhor cowboy do mundo

Eduardo Aparecido, de Gouvelândia (GO), foi o grande campeão da etapa em Salt Lake City com destaque ao cravar uma performance perfeita; ele saltou do 37º para o 18º lugar no ranking da PBR.

Na segunda noite com ingressos esgotados em Salt Lake City, Eduardo Aparecido, de Gouvelândia (GO), foi o grande destaque ao cravar uma performance perfeita, com três montarias completas em três tentativas, conquistando a etapa do PBR (Professional Bull Riders) Unleash The Beast dentro do Delta Center. Com essa vitória, ele saltou do 37º para o 18º lugar no ranking, entrando de vez na disputa pelo cobiçado título de campeão mundial da PBR em 2025.

O triunfo também consolidou a ascensão do brasileiro no ranking geral, onde agora está a 341 pontos do líder Brady Fielder, da Austrália, e a 236,5 pontos do vice-líder John Crimber, do Texas (EUA). Enquanto Aparecido brilhava, Fielder teve uma performance abaixo do esperado, finalizando apenas 1 de 3 montarias, e Crimber sequer completou uma tentativa (0 de 2), permitindo que a disputa ficasse ainda mais acirrada.

Aparecido, que também defende o Arizona Ridge Riders na liga PBR Teams, brilhou desde a sexta-feira, liderando sua equipe na vitória contra o Oklahoma Wildcatters durante o Monster Energy Team Challenge, apresentado pela Camping World. No sábado, manteve o ritmo e avançou para a decisão ao completar 86,5 pontos sobre Buckaroo.

Na rodada final, Eduardo escolheu o desafiante Ricky Vaughn, confiando na sua capacidade de dominar a montaria. Sage Kimzey, sete vezes campeão mundial, liderava até então, assistindo de perto a última montaria do brasileiro.

Quando o portão se abriu, Aparecido se segurou bravamente no touro, que saltava alto e girava violentamente. Assim que caiu no solo, o sorriso no rosto do goiano indicava a consagração. O Delta Center veio abaixo ao ser anunciada a nota: 90,25 pontos, garantindo o título da etapa e deixando Kimzey com a segunda colocação.

“Nunca vou esquecer isso”, declarou Aparecido ao final do evento. “Não preciso de sorte. Todos os dias coloco Deus em primeiro lugar, então estou muito orgulhoso desta conquista. Isso é para minha família e para os fãs.”

🏆 Com a vitória, o brasileiro embolsou US$ 44.787,50 e somou 127 pontos na Unleash The Beast.

YouTube video

Outros destaques em Salt Lake City

O único competidor a também completar 3 de 3 montarias no fim de semana foi Sage Kimzey, de 30 anos, que defende o Austin Gamblers na PBR Teams. Ele registrou 86,25 pontos sobre No Man’s Land na segunda rodada e escolheu Playmate para a final, garantindo 91 pontos – a nota mais alta da etapa. Com o vice-campeonato, Kimzey somou 100 pontos no ranking, mantendo-se no 6º lugar mundial.

YouTube video

O também brasileiro Dener Barbosa, de Paulo de Faria (SP), finalizou o fim de semana em terceiro lugar com duas montarias completadas em três tentativas. Depois de cair em apenas 3,2 segundos na sexta-feira, Barbosa se recuperou ao montar Oyster Creek Brawler para 87,25 pontos e King Tut para 89,75 pontos. Com a atuação, subiu da 24ª para a 17ª posição no ranking mundial.

Fechando o Top 5, Dalton Kasel (Muleshoe, Texas) garantiu a quarta posição, enquanto Koltin Hevalow (McAlester, Oklahoma), campeão da etapa de 2024, terminou em quinto. No setor dos touros, Hard Core Slinger foi eleito o YETI “Built for the Wild” Bull of the Event, ao anotar 45,5 pontos na rodada inicial ao derrubar o brasileiro Paulo Eduardo Rossetto em apenas 5,42 segundos.

YouTube video

Classificação final da etapa em Salt Lake City:

  1. Eduardo Aparecido – 263,75 pontos (127 pontos no ranking)
  2. Sage Kimzey – 260,50 pontos (100 pontos no ranking)
  3. Dener Barbosa – 177,00 pontos (74 pontos no ranking)
  4. Dalton Kasel – 173,25 pontos (53 pontos no ranking)
  5. Koltin Hevalow – 172,75 pontos (42 pontos no ranking)

Ranking geral da PBR 2025 (após a etapa de Salt Lake City):

  1. Brady Fielder – 582 pontos (+33)
  2. John Crimber – 477,5 pontos (não competiu)
  3. Luciano de Castro – 463,33 pontos (+8,33)
  4. Sage Steele Kimzey – 405,75 pontos (+100)
  5. Lucas Divino – 411,5 pontos (não pontuou)
  6. Dalton Kasel – 402 pontos (+53)
  7. Eduardo Aparecido – 127 pontos (+127)
  8. Austin Richardson – 299,5 pontos (+11)
  9. Paulo Eduardo Rossetto – 285 pontos (não pontuou)
  10. João Ricardo Vieira – 297 pontos (+12)

A próxima etapa do PBR Unleash The Beast acontece em Indianápolis, nos dias 14 e 15 de fevereiro, no Gainbridge Fieldhouse, e promete mais emoção na corrida pelo título mundial. A transmissão segue disponível ao vivo e gratuitamente pelo RidePass no Pluto TV, YouTube da PBR e aplicativo da liga.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM