Brasil pode plantar área recorde de soja acima de 38 milhões ha na nova safra 2020/2021, diz StoneX; plantio deve começar em meados de setembro
O cenário para o produtor de soja do Brasil deve continuar positivo na nova temporada 2020/21, e o país pode plantar uma área recorde acima de 38 milhões de hectares, estimou nesta quinta-feira a analista Ana Luiza Lodi, da consultoria StoneX. Essa área convertida em km² daria aproximadamente o tamanho do Paraguai (406.752km²).
Na safra 2019/20, o Brasil semeou cerca de 37 milhões de hectares, segundo dados oficiais, o que proporcionou uma colheita recorde de 120,9 milhões de toneladas, apesar de problemas climáticos no Rio Grande do Sul.
O plantio da nova temporada deve começar em meados de setembro.
- Agricultura
- Cana e soja? Parceria traz benefícios ao produtor
- Máquina promete revolucionar agricultura mundial
- ‘Piloto de colheitadeira’ ganha mais que professor da rede pública
- E aí, qual profissão do agronegócio escolher?
- Cinco dicas para aumentar a vida útil do trator
- Veja tratores centenários que deram origem aos de hoje
- Trator CASE com conceito futurista vira hit na internet
Segundo ela, após fortes exportações brasileiras na temporada 2019/20, os estoques estão relativamente baixos, devendo favorecer até mesmo aumento de importações de soja de países do Mercosul nos próximos meses.
A StoneX revisou recentemente para cima suas previsões de importações de soja pelo Brasil, maior produtor e exportador mundial, para 500 mil toneladas em 2019/20.
“Podemos continuar vendo volumes maiores na importação. A oferta realmente está restrita, mantendo os preços fortalecidos”, disse a analista, apontando para o cenário favorável ao desenvolvimento da nova safra.