Brasil vai exportar 12,8 milhões de t de carnes em 2033, diz USDA

A agência projetou expansão de 19% nas exportações de carne suína, de 18% para carne de aves e de 13% para carne bovina no período.

volume de exportações globais de carnes deve crescer 16,8% no período de 2025 a 2033, passando de 36,44 milhões para 42,55 milhões de toneladas, de acordo com projeção do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

A agência projetou expansão de 19% nas exportações de carne suína, de 18% para carne de aves e de 13% para carne bovina no período.

Brasil deve ampliar sua participação no comércio global de carnes nos próximos anos, segundo o USDA, alcançando 12,89 milhões de toneladas embarcadas em 2033, ou cerca de 30,3% do total de embarques projetados.

A estimativa para 2025 é de exportações de 9,83 milhões de toneladas, ou 27% do total.

O Brasil deve se manter como o maior exportador mundial de carne bovina, com aumento de 27,5% nos embarques no período de projeção, somando mais de 3,8 milhões de toneladas em 2033, devido à expansão da demanda global, especialmente nos mercados asiáticos, disse o USDA.

O país deve continuar, ainda, como líder nas exportações de carne de frango, com alta de 31% nas exportações, para 6,8 milhões de toneladas em 2033.

Quanto à carne suína, o USDA estimou que o Brasil vai aumentar seus embarques em 39% no período, para 2,3 milhões de toneladas no último ano da projeção.

O resultado colocaria o país como terceiro principal exportador do produto, atrás dos Estados Unidos e da União Europeia.

Segundo a agência, os norte-americanos devem se tornar o maior fornecedor do produto, com expansão de 30% e volume de 4,2 milhões de toneladas. Já a UE deve aumentar seus embarques em 1%, para 3,3 milhões de toneladas em 2033.

Fonte: Estadão Conteúdo

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM