O resultado do mês veio 108,9% acima do observado em fevereiro de 2021, quando houve superávit comercial de 1,8 bilhão de dólares.
A balança comercial brasileira registrou superávit de 4,050 bilhões de dólares em fevereiro, melhor resultado para o mês em cinco anos, informou o Ministério da Economia nesta quinta-feira.
O dado veio acima da expectativa de mercado, que apontava saldo positivo de 3,550 bilhões de dólares para o período, segundo pesquisa Reuters. O resultado do mês veio 108,9% acima do observado em fevereiro de 2021, quando houve superávit comercial de 1,8 bilhão de dólares.
O dado do mês passado é resultado de 22,913 bilhões de dólares em exportações, que subiram 32,6% na comparação com o ano anterior, e 18,864 bilhões de dólares em importações, com alta menos acentuada, de 22,9% na média diária. Os dois indicadores são os maiores para meses de fevereiro da série histórica iniciada em 1997.
- Você sabe por que os humanos começaram a beber leite de vaca?
- CerealCred: nova solução de crédito para associados da Acebra em parceria com a Farmtech
- Prestes a realizar o maior leilão da história do Quarto de Milha, Monte Sião Haras adquire totalidade da égua mais cara do Brasil
- Região do Cerrado Mineiro avança no mercado global com leilão virtual
- Mudanças climáticas redesenham a agricultura brasileira
No mês, a variação dos volumes exportados e importados apresentaram diferença significativa. Enquanto a quantidade exportada subiu 22,6%, a importada caiu 2,5%. Em relação ao índice médio de preços, houve alta de 13,5% no valor dos produtos vendidos pelo Brasil ao exterior, na comparação com fevereiro de 2021, ao mesmo tempo em que o valor dos importados subiu 30,9%.
No recorte por setor, o maior crescimento no mês foi observado na agropecuária, com alta de 114,2% na média diária das exportações. Houve crescimento de 29,0% nas vendas da indústria de transformação e de 3,7% na indústria extrativa. Em 2021, o Brasil teve um superávit comercial de 61,2 bilhões de dólares, maior valor da série histórica iniciada em 1989. Para este ano, segundo estimativa apresentada em janeiro, o governo projeta novo recorde, de 79,4 bilhões de dólares.
Fonte: Reuters