Brasil negocia com Guatemala abertura de mercado para seis produtos

Entre os produtos escolhidos, a carne de frango se destaca. O país da América Central é um importante comprador do produto.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) quer abrir o mercado guatemalteco para carne de aves, material genético avícola, ovos, pele suína desidratada, produtos lácteos e pescados do Brasil.

O pedido de aval para a exportação destes produtos foi apresentado por uma comitiva da pasta em missão à Guatemala, informou a pasta em nota.

Dia do Agricultor: Da enxada ao robô

“Estamos otimistas que esses esforços conjuntos resultarão em um aumento significativo nas exportações brasileiras para a Guatemala, diversificando nossa oferta de produtos e fortalecendo nossa parceria econômica”, disse o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa.

Na viagem ao país, Perosa, com representantes da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), se reuniu com a vice-ministra de Sanidade Agropecuária da Guatemala, Marissa Eugenia Montepeque, e com representantes da Câmara Guatemalteca de Alimentos e Bebidas (CGAB).

“A vice-ministra se mostrou bastante receptiva, comprometendo-se a acelerar as avaliações técnicas necessárias. A expectativa é de que o mercado guatemalteco se abra em breve para os produtos brasileiros”, informou o ministério na nota.

De acordo com a pasta, a Guatemala é um importante importador de carne de frango, com cerca de 150 mil toneladas internalizadas de outros países em 2023.

Fonte: Estadão Conteúdo

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM