Para Luiz Vicente da Costa, produtor à frente da Império Rural Agropecuária (Guzerá do Império), oportunidade revela a qualidade da genética zebuína e do PMGZ
A genética zebuína nacional segue sendo valorizada no exterior. O criador e associado à ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), Luiz Vicente da Costa, realizou, na última semana, a exportação de 13 animais da sua fazenda – a Império Rural Agropecuária, localizada em Arcos (MG) – para o Senegal, na África Ocidental.
A comercialização marca a primeira vez que o sr. Luiz vendeu animais para fora do Brasil. “Nossa genética já é conhecida em diversos estados brasileiros e estamos muito satisfeitos por saber que os nossos produtos também estão chamando a atenção em outros países”, conta.
O pecuarista, associado à ABCZ há 20 anos, ressalta que todos os seus animais são avaliados pelo PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos).
“Algumas semanas atrás, recebemos a visita do Veterinário do Governo de Senegal, acompanhado do Presidente da Associação de Criadores Senegalesa, juntamente com o Cristiano Lima, CEO da GBC Internacional, da cidade de São Paulo. Eles se impressionaram com a qualidade dos animais mostraram interesse em adquirir essa genética para incrementar os resultados do seu rebanho”, diz Luiz.
Ainda de acordo com Luiz Vicente, os importadores já sinalizam a intenção de adquirir mais animais. O embarque foi realizado nesta segunda-feira (27), com destino a Ibitinga (SP), onde os animais passaram por um período de quarentena antes de embarcarem para o Senegal.
“Para nós, é uma grande satisfação, porque é uma exportação que abre fronteiras para a nossa fazenda. Recebemos muitos elogios, o que confirma que estamos no caminho certo no melhoramento genético, finaliza o criador.
Guzerá brasileiro
Gado indiano Kankrej ou Guzerá como é conhecido no Brasil é a mais antiga de todas raças zebuínas e se mistura com a história da humanidade Sua presença remete a milênios e se mistura com a própria história da humanidade, uma vez que o uso dessa pecuária é uma das bases que estruturou algumas entre as primeiras grandes civilizações da antiguidade.
Vestígios arqueológicos, como carimbos de selos e cerâmicas de terracota comprovam a existência do Guzerá a cerca de 5 mil anos em sítios arqueológicos em Mohenjo-Daro e Harappa, na Índia, mais propriamente ao longo do vale do Indo até as fronteiras do Paquistão. Sendo assim, o habitat do Guzerá é a região predesértica de Kutch, em Gujarat, sequenciado ao norte pelo deserto de Thar e pelo deserto de Sind.
Confira uma matéria especial sobre a raça Guzerá clicando aqui.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.