Brasil espera superar a marca de 30 milhões de hectares em ILPF até 2030

Com a integração Lavoura-Pecuária-Floresta, a John Deere soma esforços à Associação para superar a marca de, pelo menos, 30 milhões de hectares em ILPF até 2030

Para estimular a produção agrícola sustentável, por meio da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) no Brasil, a John Deere, empresa global de tecnologia que fornece, principalmente, software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, estará presente na edição 2023 do Dia de Campo da Associação Rede ILPF.

Hoje, 66% da vegetação nativa do Brasil é preservada, sendo 33.2% em propriedades rurais. Por isso, não medimos esforços em difundir os benefícios da agricultura sustentável e responsável no País. Nosso objetivo é difundir cada vez mais o uso sustentável do solo, recuperando pastagens degradadas”, afirma João Pontes, diretor de Pós-Vendas e Suporte ao Cliente da John Deere para a América Latina.

Entre os dias 22 e 24 de março, os participantes do evento acompanharão uma agenda que engloba uma reunião técnica em Caldas Novas (GO), um Dia de Campo, e uma visita de estudantes na Fazenda Santa Brígida, em Ipameri (GO). O local é uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) há 16 anos, e auxilia no aprimoramento e divulgação do sistema ILPF.

integracao pecuaria flores - ipf - cruzamento nelore x angus - fotao
Foto: Roberto Barcellos

No primeiro dia do evento, (22), das 14h às 18h, será realizado em Caldas Novas (GO) um encontro técnico com palestras sobre mercado de crédito de carbono e sua relação com o sistema ILPF.

“A reunião técnica de ILPF e o dia de campo Santa Brígida fazem parte do calendário nacional do agronegócio. Para nós da Associação Rede ILPF é uma satisfação poder contribuir com informações relevantes para nosso segmento e mostrar os resultados de como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta é um caminho sem volta para a sustentabilidade do setor”, diz Isabel Ferreira, diretora executiva da Associação Rede ILPF.

Em sua primeira edição presencial desde 2019, o Dia de Campo da Associação Rede ILPF, na Fazenda Santa Brígida, em Ipameri (GO) deve receber mais de 1.300 pessoas no dia 23, entre produtores rurais, técnicos, estudantes, consultores e representantes de empresas do setor agrícola. Os visitantes passarão por quatro estações com demonstrações práticas da operação, como produção animal, produção agrícola, bioinsumos, uso de nutrientes e balanço de carbono.

Já na sexta-feira (24) será realizada, pela primeira vez, uma atividade com 120 estudantes de 8 a 15 anos da rede municipal de ensino de Ipameri. As crianças assistirão a uma palestra sobre sustentabilidade no agronegócio e participarão de uma visita guiada à URT e do plantio simbólico de um bosque.

integracao pecuaria flores - ipf - cruzamento nelore x angus - fotao
Foto: Roberto Barcellos

Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)

Criado e desenvolvido pela Embrapa há três décadas, o sistema ILPF é considerado uma revolução agrícola ao demonstrar que é possível produzir e preservar. Hoje, no Brasil, são mais de 17,4 milhões de hectares de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta — um aumento de 52% desde a safra 2015/16.

A estratégia de produção consiste em integrar, em uma mesma área, diferentes sistemas produtivos: agrícola, pecuário e florestal. “O ILPF traz mais renda para as propriedades, pois permite a produção de várias culturas durante todo o ano, enriquece a biodiversidade local e melhora a fertilidade e o uso do solo. Além disso, promove a recuperação de áreas de pastagens degradadas reunindo, na mesma propriedade, a produção de grãos, fibras, carne, leite e agroenergia. Com a diversificação das atividades econômicas, os produtores rurais minimizam riscos e aumentam seus ganhos”, afirma Pontes.

O evento é promovido pela Associação Rede ILPF, uma parceria público-privada formada pela Embrapa, cooperativa Cocamar e as empresas John Deere, Syngenta, Bradesco, Soesp (Sementes Oeste Paulista) e Suzano. A Associação foi criada para acelerar a adoção das tecnologias de ILPF por produtores rurais, e a John Deere, tendo atuado desde sua fundação, sempre esteve envolvida de forma ativa das atividades da parceria – inclusive no desenvolvimento da URT Fazenda Santa Brígida. Além disso, o Dia de Campo conta com o apoio da Universidade Estadual de Goiás e da prefeitura de Ipameri.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM