Com a integração Lavoura-Pecuária-Floresta, a John Deere soma esforços à Associação para superar a marca de, pelo menos, 30 milhões de hectares em ILPF até 2030
Para estimular a produção agrícola sustentável, por meio da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) no Brasil, a John Deere, empresa global de tecnologia que fornece, principalmente, software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, estará presente na edição 2023 do Dia de Campo da Associação Rede ILPF.
“Hoje, 66% da vegetação nativa do Brasil é preservada, sendo 33.2% em propriedades rurais. Por isso, não medimos esforços em difundir os benefícios da agricultura sustentável e responsável no País. Nosso objetivo é difundir cada vez mais o uso sustentável do solo, recuperando pastagens degradadas”, afirma João Pontes, diretor de Pós-Vendas e Suporte ao Cliente da John Deere para a América Latina.
Entre os dias 22 e 24 de março, os participantes do evento acompanharão uma agenda que engloba uma reunião técnica em Caldas Novas (GO), um Dia de Campo, e uma visita de estudantes na Fazenda Santa Brígida, em Ipameri (GO). O local é uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) há 16 anos, e auxilia no aprimoramento e divulgação do sistema ILPF.
No primeiro dia do evento, (22), das 14h às 18h, será realizado em Caldas Novas (GO) um encontro técnico com palestras sobre mercado de crédito de carbono e sua relação com o sistema ILPF.
“A reunião técnica de ILPF e o dia de campo Santa Brígida fazem parte do calendário nacional do agronegócio. Para nós da Associação Rede ILPF é uma satisfação poder contribuir com informações relevantes para nosso segmento e mostrar os resultados de como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta é um caminho sem volta para a sustentabilidade do setor”, diz Isabel Ferreira, diretora executiva da Associação Rede ILPF.
Em sua primeira edição presencial desde 2019, o Dia de Campo da Associação Rede ILPF, na Fazenda Santa Brígida, em Ipameri (GO) deve receber mais de 1.300 pessoas no dia 23, entre produtores rurais, técnicos, estudantes, consultores e representantes de empresas do setor agrícola. Os visitantes passarão por quatro estações com demonstrações práticas da operação, como produção animal, produção agrícola, bioinsumos, uso de nutrientes e balanço de carbono.
Já na sexta-feira (24) será realizada, pela primeira vez, uma atividade com 120 estudantes de 8 a 15 anos da rede municipal de ensino de Ipameri. As crianças assistirão a uma palestra sobre sustentabilidade no agronegócio e participarão de uma visita guiada à URT e do plantio simbólico de um bosque.
Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)
Criado e desenvolvido pela Embrapa há três décadas, o sistema ILPF é considerado uma revolução agrícola ao demonstrar que é possível produzir e preservar. Hoje, no Brasil, são mais de 17,4 milhões de hectares de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta — um aumento de 52% desde a safra 2015/16.
A estratégia de produção consiste em integrar, em uma mesma área, diferentes sistemas produtivos: agrícola, pecuário e florestal. “O ILPF traz mais renda para as propriedades, pois permite a produção de várias culturas durante todo o ano, enriquece a biodiversidade local e melhora a fertilidade e o uso do solo. Além disso, promove a recuperação de áreas de pastagens degradadas reunindo, na mesma propriedade, a produção de grãos, fibras, carne, leite e agroenergia. Com a diversificação das atividades econômicas, os produtores rurais minimizam riscos e aumentam seus ganhos”, afirma Pontes.
O evento é promovido pela Associação Rede ILPF, uma parceria público-privada formada pela Embrapa, cooperativa Cocamar e as empresas John Deere, Syngenta, Bradesco, Soesp (Sementes Oeste Paulista) e Suzano. A Associação foi criada para acelerar a adoção das tecnologias de ILPF por produtores rurais, e a John Deere, tendo atuado desde sua fundação, sempre esteve envolvida de forma ativa das atividades da parceria – inclusive no desenvolvimento da URT Fazenda Santa Brígida. Além disso, o Dia de Campo conta com o apoio da Universidade Estadual de Goiás e da prefeitura de Ipameri.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.