A reunião teve por objetivo o estreitamento de relações diplomáticas, comerciais e agrícolas entre os dois países
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu o ministro da Agricultura e Recursos Naturais da Etiópia, Girma Amente e sua comitiva, nesta quarta-feira (3), na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Brasília-DF.
A reunião teve por objetivo o estreitamento de relações diplomáticas, comerciais e agrícolas entre os dois países. Em fevereiro deste ano, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve presente em países da União Africana, dentre eles, a Etiópia, sede da organização internacional e membro Brics Plus desde janeiro de 2024.
O ministro Fávaro destacou o pedido do presidente Lula em relação ao fortalecimento das relações no âmbito dos Ministérios da Agricultura de ambos os países e o compartilhamento de tecnologias e conhecimentos brasileiros em favor da agricultura etíope.
“Com os estudos realizados pela Embrapa no manejo dos solos ácidos no bioma Cerrado, temos uma grande produção de alimentos e estamos trabalhando para a abertura de novos mercados com a Etiópia para aumentar ainda mais nossas relações comerciais”, afirmou o ministro Fávaro.
Durante a ocasião, Fávaro anunciou que o Mapa, junto com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), está trabalhando para a abertura de posto de adido Agrícola na capital etíope, Adis Abeba, nos próximos dias.
O ministro etíope Girma Amente apresentou que a agricultura é responsável por um terço do Produto Interno Bruto (PIB) do país e que os estudos brasileiros em relação ao manejo de solos ácidos ajudarão a aumentar a produtividade e eficiência da agricultura local.
“Existem muitas similaridades entre os dois países, a Etiópia é o segundo país mais populoso da África com uma população de 120 milhões de habitantes e tem interesse nos produtos brasileiros, além de exportar as commodities, estudar também para melhor produção e tornar a cooperação ainda mais fácil com o Brasil”, destacou Amente.
Além disso, demonstrou interesse nas políticas públicas e leis que estão sendo elaboradas no Brasil no combate aos poluentes atmosféricos.
O embaixador e diretor da Agência Brasileira de Cooperação do MRE, Ruy Pereira, afirmou que em fevereiro foi assinado de acordo de cooperação entre o Brasil e Etiópia e que a transferência de conhecimento é algo positivo para ambos.
Além disso, os países trabalham na elaboração de um Memorando de Entendimento que, entre os diversos pontos, abordará a transferência de conhecimento e cooperação técnica agrícola para o desenvolvimento da atividade.
Durante a missão oficial ao Brasil, a comitiva realizou uma visita técnica na Embrapa Cerrados, na manhã desta quarta-feira, para conhecer os trabalhos de correção da acidez do solo no bioma, técnicas de genética adaptada para adubação e o desenvolvimento da agricultura brasileira de forma sustentável.
Em 2023 o Brasil exportou para a Etiópia US$ 888 mil em produtos agrícolas. A exportação de frangos e galinhas correspondem a 70% do total comercializado. O país é o segundo mais populoso do continente africano, com mais de 120 milhões de habitantes, e é considerado um importante destino par os produtos brasileiros e um mercado estratégico para a ampliação das relações Sul-Sul global.
Estiveram presentes a presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Silvia Massruhá; o secretário adjunto da Secretaria Executiva, Cleber Soares; o secretário adjunto da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI), Júlio Ramos e o diretor de Promoção Comercial e Investimentos, Marcel Moreira.
Fonte: Mapa
ℹ️ Conteúdo publicado por Anna Laura sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Vaca Nelore Carina FIV do Kado bate recorde mundial de valorização
Tri Grande Campeã da raça Nelore, com os títulos da Expoinel em 2023 e 2024 e da Expozebu 2024 Carina FIV do Kado acaba de entrar para a história como a vaca mais valorizada do mundo, quebrando o recorde anterior de Viatina-19
Continue Reading Vaca Nelore Carina FIV do Kado bate recorde mundial de valorização
‘Boicote ao boicote’: cadeia produtiva de bovinos quer deixar o Carrefour sem carne
A resposta brasileira foi rápida e coordenada. Cadeia produtiva de bovinos, incluindo frigoríficos como JBS, Marfrig e Masterboi interromperam o abastecimento às lojas do grupo deixando o Carrefour sem carne, e já faltam alguns cortes.
Continue Reading ‘Boicote ao boicote’: cadeia produtiva de bovinos quer deixar o Carrefour sem carne
Jonh Deere enfrenta possíveis tarifas com sólida estratégia, diz CEO
Segundo o CEO da companhia, a Jonh Deere possui uma estratégia robusta para minimizar os impactos das tarifas, com forte presença de fabricação nos Estados Unidos.
Continue Reading Jonh Deere enfrenta possíveis tarifas com sólida estratégia, diz CEO
Maior refinaria de açúcar do mundo terá fábrica no Brasil para processar 14 milhões de t/ano
Al Khaleej Sugar investe na Bahia e projeta transformar o estado em um dos maiores polos de exportação de açúcar e produção de bioenergia do mundo, com geração de 50 mil empregos e foco em inovação sustentável.
Pecuarista é condenado a 3 anos de prisão por matar mais de 100 pinguins na Argentina
Segundo a acusação, homem esmagou ninhos e atropelou animais ao abrir uma via rural ao lado de uma reserva. Apesar da pena, pecuarista deve ficar em liberdade.
Nova CNH em 2025 só para carros automáticos? Entenda
Projeto de lei que visa autorizar aula de direção em carros com câmbio automatizado gera polêmica nas redes sociais.
Continue Reading Nova CNH em 2025 só para carros automáticos? Entenda