Brasil e China avançam no ranking de exportação

Foram assinados Memorandos de Entendimento para o intercâmbio e colaboração em tecnologia e regulação de pesticidas entre o Mapa e o Ministério da Agricultura da China.

Durante a visita oficial do presidente chinês Xi Jinping ao Brasil, foram firmados 37 acordos entre os dois países e seis deles estão ligados ao nosso agro.

Um dos destaques é o acordo intermediado pela apexbrasil e o mdicoficial com a cafeteria chinesa Luckin Coffee, que garantirá a compra de 240 mil toneladas de café brasileiro de 2025 a 2029, em um contrato estimado em U$ 2,5 bilhões.

Marcos Fava Neves: 5 pontos para ficar de olho no mercado agro em dezembro

E não para por aí… Foram assinados Memorandos de Entendimento para o intercâmbio e colaboração em tecnologia e regulação de pesticidas entre o Mapa e o Ministério da Agricultura da China.

É o agro brasileiro mostrando sua potência para a China e para o mundo!

Relação comercial entre os países

No primeiro bimestre de 2024, as exportações brasileiras para a China registraram um aumento de 49,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior. O crescimento foi impulsionado principalmente pelas exportações de minério de ferro, petróleo e soja, produtos que seguem com grande demanda no mercado chinês. Além disso, o Brasil avança nas negociações para exportar novos produtos para o país, como uvas frescas, gergelim, sorgo, farinha e óleo de pescados.

A China, que é o maior exportador e o segundo maior importador mundial, representa cerca de 13,8% das exportações globais. O país também ocupa a posição de oitavo maior investidor no Brasil, com um total de US$ 37 bilhões até junho de 2023.

A relação comercial entre Brasil e China tem se fortalecido de forma constante nos últimos anos. O Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil acredita que os acordos comerciais entre os dois países podem impulsionar ainda mais a posição do Brasil no ranking global de exportações.

Informações do Mapa.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM