Com atuação da ABCZ, Brasil amplia mercado com o Paquistão; a partir deste ano, país asiático poderá importar bovinos vivos, sêmen e embriões do Brasil
O Brazilian Cattle, projeto da ApexBrasil, executado em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), segue abrindo novos mercados para a pecuária zebuína nacional. A partir deste ano, o Paquistão entra para a lista de países importadores de genética bovina do Brasil. O país asiático poderá comprar bovinos vivos, sêmen e embriões.
Era julho de 2023, durante a Agroexpo, em Bogotá, na Colômbia, quando os primeiros representantes do governo do Paquistão procuraram a equipe do Brazilian Cattle presente no evento, interessados em ampliar o mercado com o Brasil.
“A partir daí, iniciamos contato com a embaixada do Paquistão no Brasil para orientá-los sobre os trâmites para a abertura de mercado, como a formulação de Certificado Veterinário Internacional (CVI). Também intermediamos conversas com o Mapa brasileiro, para dar continuidade ao processo”, destaca a Consultora do Brazilian Cattle, Izabelle Jardim.
No mês de agosto, durante a ExpoGenética 2023, em Uberaba (MG), uma comitiva do Paquistão veio para participar da feira e avançar com as negociações. “Na oportunidade, eles conheceram de perto o trabalho da ABCZ em prol das raças zebuínas, bem como algumas centrais de genética e fazendas referência. Apresentamos a eles o passo a passo para emitir CVI´s, inclusive mostrando documentos de outros países para servir de base. Continuamos o acompanhamento nos meses seguintes e, em janeiro, tivemos a grata notícia da aprovação dos certificados”, completa Izabelle Jardim.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.