O documento, que precisa ser elaborado em até 20 dias, a partir de segunda-feira (30), busca demonstrar que as exportações brasileiras de carne bovina não causaram prejuízo à indústria chinesa.
O governo brasileiro formou uma força-tarefa para apresentar uma manifestação formal ao Ministério do Comércio da China, de acordo com informações do colunista Caio Junqueira, da CNN, após o país asiático anunciar a abertura de investigações sobre a carne bovina importada. A medida foi divulgada na última sexta-feira (27) e gerou imediata mobilização do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Itamaraty e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC).
O documento, que precisa ser elaborado em até 20 dias, a partir de segunda-feira (30), busca demonstrar que as exportações brasileiras de carne bovina não causaram prejuízo à indústria chinesa no período de 2019 ao primeiro semestre de 2024, alvo da investigação. Esse prazo é crítico, considerando o impacto econômico do setor e a necessidade de manter relações comerciais sólidas com a China, maior compradora da carne brasileira.
Até o momento, não há sinais de aplicação de medidas restritivas preliminares, como tarifas adicionais ou suspensão de compras. Permanece vigente a tarifa de 12% ad valorem aplicada pela China às importações do produto.
A Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), em nota oficial, assegurou estar acompanhando de perto o caso e se colocou à disposição para colaborar com as autoridades brasileiras e chinesas. Representantes do setor privado têm participado ativamente das discussões, reforçando a importância de uma resposta bem estruturada.
Impacto econômico no mercado da carne bovina
A China é o principal destino da carne bovina brasileira. Em 2024, foram exportadas mais de 1 milhão de toneladas, um aumento de 12,7% em relação ao mesmo período de 2023. Esse volume consolida o Brasil como um dos maiores fornecedores de carne para o país asiático.
A investigação chinesa foi iniciada após associações pecuaristas locais alegarem que o aumento das importações nos últimos anos impactou negativamente a produção doméstica. A análise poderá durar até oito meses e, caso medidas restritivas sejam impostas, as exportações brasileiras podem ser significativamente afetadas.
Posição oficial do governo sobre declaração da China
Em nota, o Ministério da Agricultura e Pecuária destacou o compromisso do Brasil em defender os interesses do agronegócio nacional, reforçando o respeito às decisões soberanas da China. O governo assegura que buscará um diálogo construtivo para alcançar soluções benéficas para ambas as partes.
Entenda o cenário
A abertura da investigação foi oficializada pelo Anúncio 60 do Ministério do Comércio da China, em resposta a pedidos de associações pecuaristas chinesas que consideram o volume de carne importada excessivo. Essa situação coloca em evidência a dependência do Brasil desse mercado, ao mesmo tempo que reforça a necessidade de diversificar destinos para seus produtos.
Com o prazo de apresentação da manifestação oficial em contagem regressiva, o Brasil enfrenta o desafio de equilibrar uma postura defensiva com a manutenção de laços diplomáticos estratégicos com a China.
A manutenção desse mercado é essencial para o agronegócio brasileiro, um dos pilares da economia nacional.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
ALERTA: Onda de calor chega com 40°C e chuva forte nesta semana; veja as regiões
O Inmet emite alerta e traz previsão de calor acima da média; Onda de calor deve atingir principalmente MS e interior do Sul, com risco de temporais isolados em algumas regiões
Continue Reading ALERTA: Onda de calor chega com 40°C e chuva forte nesta semana; veja as regiões
Winter Storm Fern: Tempestade “histórica” com neve atinge os EUA e acende alerta no agro
EUA fica “coberto por neve”; Tempestade de inverno – Winter Storm Fern – se espalha por dezenas de estados, derruba energia e freia logística; frigoríficos, leite, grãos e varejo sentem o impacto da combinação entre neve, gelo e frio intenso
Café futuro derrete e fica R$ 210 abaixo do físico; produtor recua nas vendas antecipadas
Mercado “invertido” pressiona contratos futuros e faz produtor priorizar o café disponível, enquanto comercialização da safra de café 2026/27 segue lenta
Gigantes inauguram na China granja mais tecnológica do mundo com 1.000 matrizes; vídeo
Parceria entre Hendrix Genetics e Grupo Huanshan marca avanço estratégico com foco em eficiência, sanidade e sustentabilidade na produção de suínos.
Soja sob ataque: doenças crescem e preocupam produtores; monitoramento é fundamental
Com o progresso das doenças na cultura, e expectativas elevadas para a produção nacional, soluções de alta performance, como o fungicida premium Excalia® Max, promovem proteção de potencial produtivo da planta.
A verdade sobre o produtor que teve vacas mortas após apreensão do Ibama
Apreensão, mortes e contradições: disputa por 337 cabeças expõe o Ibama e termina com perda de mais de 35% do rebanho. Em entrevista exclusiva, o advogado do produtor revela os bastidores e, ainda, como um caso de negligência na guarda dos animais levanta debate sobre tais operações
Continue Reading A verdade sobre o produtor que teve vacas mortas após apreensão do Ibama





