“As barreiras econômicas dos Estados Unidos e Europa contra a Rússia não deram certo. A minha linha foi a do equilíbrio…”
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira que as sanções econômicas impostas pelo Ocidente contra a Rússia pela invasão da Ucrânia não tiveram o efeito desejado e voltou a citar a posição adotada por ele, de “equilíbrio”, como a mais adequada.
Para o presidente, a postura independente ajudou o Brasil a negociar com a Rússia pontos de interesse do país.
“As barreiras econômicas dos Estados Unidos e Europa contra a Rússia não deram certo. A minha linha foi a do equilíbrio. Mais do que negociarmos os fertilizantes, a segurança alimentar para o mundo e a soberania da nossa Amazônia”, disse o presidente a apoiadores.
“Um país que está conosco nessa questão de soberania, que alguns não dão valor para isso”, destacou Bolsonaro, repetindo argumento de que em outros momentos a Rússia deixou claro seu apoio à soberania brasileira na Amazônia.
Apesar das amplas sanções impostas pelo Ocidente à Rússia, a guerra na Ucrânia continua, mais de quatro meses depois de ter sido iniciada.
- Brasil mira mercado premium e aposta no leite de jumenta após intercâmbio com a China
- Chuvas trazem alívio a produtores de café arábica, mas preocupam os de robusta
- Pecuária de corte: alta da arroba não salva fazenda sem gestão
- Demanda interna e oferta ajustada sustentam cotações do arroz
- AMPA: Chuvas reduzem ritmo de implantação do algodão, mas plantio segue dentro do esperado em MT
Nesta quinta, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que o Ocidente fracassou em sua tentativa de conter a Rússia, e suas sanções contra Moscou causaram dificuldades, mas não na escala pretendida.