
“Está aí a Tereza Cristina se virando atrás de fertilizantes, porque há uma tendência de desabastecimento de fertilizantes”, disse Bolsonaro
BRASÍLIA (Reuters) – O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira que a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, trabalha para evitar o risco de desabastecimento de fertilizantes no país.
“Está aí a Tereza Cristina se virando atrás de fertilizantes, porque há uma tendência de desabastecimento de fertilizantes”, disse Bolsonaro na transmissão semanal ao vivo em redes sociais, nesta quinta-feira.
“O nosso agronegócio é de ponta? Sim. Mas depende em grande parte de produtos importados”, afirmou, citando o potássio vindo da Rússia e outros nitrogenados da China.
“E o que é pior disso tudo, né: nós temos aqui potencial para isso tudo, mas o potássio que está lá na foz no rio Amazonas, aquela grande área está demarcada como terra indígena”, acrescentou.
- Filhos de touros Nelore PO ganham 60 kg a mais que gado comercial
- Aprenda a criar camarão-de-água-doce e transforme sua produção rural
- Em MT, colheita de soja atinge 66,16% da área, diz Imea
- Empresas nos EUA divergem sobre vacinação contra gripe aviária
- Castrolanda tem lucro recorde de R$ 273 milhões em 2024; sobras somam R$ 116,6 mi
No mês passado, o presidente já havia adiantado que a ministra e o chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Flávio Rocha, trabalhavam em uma proposta para otimizar a utilização da matéria-prima disponível no Brasil para a produção de fertilizantes.
Na live desta quinta, o presidente também voltou a responsabilizar o ICMS pela alta do preço dos combustíveis e manifestou o desejo que o Supremo Tribunal Federal (STF) analise ação apresentada pelo governo sobre o tema.
Fonte: Reuters