Bolsonaro confirma Braga Neto como seu vice; Veja!

Bolsonaro confirma General Braga Netto como vice em sua chapa; Segundo o presidente Jair Bolsonaro (PL), o anúncio oficial deverá ser feito durante a próxima semana;

O presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou, ao programa 4×4 no Youtube, que o ex-ministro da Casa Civil, Walter Braga Netto, será seu vice-presidente na chapa que disputará as eleições presidenciais deste ano. Bolsonaro já havia sinalizado outras vezes que Braga Netto seria sua escolha para vice. 

Praticamente anunciado por Jair Bolsonaro nesse domingo (26/6) como seu candidato a vice-presidente, o general Braga Netto deixará nesta semana o cargo de assessor especial que ocupa no Palácio do Planalto desde abril de 2022.

A exoneração está prevista para ser publicada na próxima quinta-feira (30/6), junto a dos demais assessores de Bolsonaro que vão disputar as eleições. Diferente de ministros e secretários, assessores só precisam deixar seus cargos em 2 de julho.

“É uma pessoa que eu admiro muito. É uma pessoa que, caso eu seja reeleito, vai me ajudar nos próximos anos. Agradeço a ele por ter aceitado essa missão”, afirmou. Segundo Bolsonaro, ele deve anunciar oficialmente o nome do ex-ministro durante a semana.

Também filiado ao PL, Braga Netto foi ministro da Casa Civil e da Defesa no governo Bolsonaro. Ele deixou o cargo no final de março devido à exigência de não ocupar funções públicas para disputar um cargo eletivo em outubro, como previsto pela legislação eleitoral.

Nos últimos dias, o nome da ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina (PP) também vinha sendo cogitado como vice de Bolsonaro. O presidente, porém, descartou a informação e confirmou o general para o cargo, em entrevista ao Programa 4 por 4.

acenando para plateia ministra tereza cristina e jair messias bolsonaro presidente
Foto: Divulgação

“Temos outros excelentes nomes, como o da Tereza Cristina. O general Heleno [Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência] quase foi meu vice lá atrás. (…) Vice é só um. Gostaria que pudesse indicar dez, daí não teria problemas”, afirmou.

Bolsonaro ressaltou o currículo do general, dizendo que ele tem uma “vida de 45 anos de serviços na caserna”.

“Foi interventor por um ano aproximadamente no Rio de Janeiro, veio para o nosso governo, pegou a difícil missão da Casa Civil durante a pandemia, foi para o Ministério da Defesa e se desincompatibilizou para poder ficar livre aí para disputar um cargo eletivo. Então, é uma pessoa que eu admiro muito”, disse.

Em sua conta no Twitter, Bolsonaro publicou uma foto ao lado do ex-ministro minutos após a entrevista.

Ao falar sobre o tema, o presidente também reclamou do cargo que ocupa. “Essa cadeira é algo terrível quando se quer fazer a coisa certa. É pressão de tudo quanto é lado”, disse.

Braga Netto assumiu a assessoria especial de Bolsonaro após deixar o Ministério da Defesa no final de março, com outros ministros que vão concorrer ao pleito deste ano. Para ficar perto do presidente, o general foi nomeado assessor especial.

Como noticiou a coluna, o militar está no Rio de Janeiro desde sexta-feira (25/6), quando se encontrou com empresários. Nesta segunda-feira (27/6), representará Bolsonaro na posse do novo Clube Militar, sediado na capital fluminense.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM