Depois de sobrevoar região na parte da manhã, presidente discursou em trio elétrico em frente ao Congresso Nacional, mostrando agradecimento ao Agro!
O presidente da República, Jair Bolsonaro , se encontrou com os produtores rurais do Movimento Brasil Verde e Amarelo, nesta tarde de sábado (15/5), para firmar relacionamento com o setor do agronegócio.
O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), chegou a cavalo na manifestação deste sábado (15/5), no centro de Brasília, acompanhado dos ministros Ricardo Salles, do Meio Ambiente, Tereza Cristina, da Agricultura, e Gilson Machado, Turismo, e Tarcísio Gomes, da infraestrutura. O Chefe do Estado pediu para que metade das pessoas que estavam no trio elétrico descessem para que eles subissem no veículo. Após a aparição, o presidente sobrevoou o protesto em um helicóptero do Exército.
Sem máscara e andando a cavalo, Bolsonaro chegou à Esplanada dos Ministérios depois de sobrevoar a região na parte da manhã. Em discurso, ele encorajou a aglomeração ao pedir que os presentes saíssem dos carros. “Ou eu não falo”, disse ao subir no trio elétrico, em frente ao Congresso Nacional.
Tereza Cristina (Agricultura), Tarcísio Freitas (Infraestrutura), Gilson Machado (Turismo) e Braga Netto (Defesa) estavam com o mandatário.
Pelo Facebook, Bolsonaro já tinha confirmado uma presença. O encontro deve ter três pautas como destaque: críticas ao isolamento social, em meio à pressão que o Bolsonaro vive com a CPI da Covid, a defesa do voto impresso e críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Nathan Belusso, diretor administrativo Aprosoja MT, disse em rede social na manhã desta quinta que o movimento em busca de um país com “mais governabilidade”.
Também em rede social, na sexta-feira (14/5), o presidente da Aprosoja Brasil, Antônio Galvan, convocou a presença da expectativa na tentativa de lotar a manifestação. “Presidente, nós [produtores rurais] autorizamos. Faça o que tem que ser feito”, disse em video compartilhado por Bolsonaro no Twitter.
Apesar da convocação generalizada aos produtores rurais, entidades como a Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) não se obrigam a um favor do ato.
- UE e México firmam novo acordo comercial às vésperas da posse de Trump
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
- Mapa firma convênio de R$ 21 milhões para defesa agropecuária no RS
- Calor no Sul e chuva no Centro-Oeste e Norte: confira a previsão do tempo
- Fatores que devem fazer esta safra a maior da história
“Nosso Presidente chegando Montado no Horse, juntamente com seus 22 ministros na chegada na Esplanada dos Ministérios… Se eu já gostava do capitão o homem e firme na traía… @jairmessiasbolsonaro @terezacristinams ???????”, apontou a Confiboi em seu Instagram
Ataques a Lula
Bolsonaro também voltou a chamar Lula de “bandido dos nove dedos” e o acusou de fazer campanha “para Chaves e Maduro, na Venezuela”. Também chamou apoiadores às ruas. “Temos que nos arriscar. Mostrar o rosto”, afirmou. “O que queremos em 22 (eleições de 2022), deputada Boa Kicis, é que o voto possa ser auditável. “Se não tiver voto auditável, esse canalha (se referindo a Lula) ganha as eleições por fraude no ano que vem”, disse.
“Fazer a coisa certa é mais difícil, mas reconhecimento não tem preço. Vocês me colocaram aqui para fazer cumprir as leis e jogar dentro das quatro linhas da corrupção. Não podemos mais viver tantas arbitrariedades como vocês viram no último ano. Porque fomos presos”, disse.
- Fazenda mais cara à venda é avaliada em R$ 15 bilhões; veja a lista
- Border Collie separa patos por cores; veja vídeo incrível
- Conheça o Noriker: O cavalo que exala força e beleza
- NR31: Tudo o que o produtor rural precisa entender
- Baby Beef é carne de bezerro? Veja de onde realmente vem o corte
Bolsonaro afirmou buscar soluções para o preço do combustível, e elogiou os presentes. “O que eu faço, eu gostaria que os governadores fizessem. Lamentamos as mortes por covid-19 e as demais mortes do Brasil, mas temos que enfrentar esse problema. Devemos enfrentar. Se você foi frouxo na hora da angústia, sua força é pequena”, falou para os presentes.
“Vocês estão reescrevendo a história do Brasil. Em vocês, nós confiamos. Não é vocês que estão comigo. Eu estou com vocês. Esse é um governo democrata que respeita seu povo e ama a liberdade”, disse Bolsonaro seguido pelo Hino Nacional.