O chamado “bisão”, um dos maiores bovinos do mundo, é um gigante com força bruta e carne de qualidade, veja o vídeo!
O bisão é o maior mamífero terrestre da América do Norte e da Europa. Existem duas espécies, ou tipos, de bisão: o americano e o europeu. O animal que se costuma chamar de búfalo-americano é, na verdade, o bisão. O verdadeiro búfalo é de um grupo diferente de animais, encontrado na África e na Ásia.
Esse gigante, quando adulto, possui um tamanho de 2,8 metros de comprimento. Já o seu peso varia de acordo com o sexo, sendo que: Macho: 460 – 990 kg; Fêmea: 360 – 540 kg. O mais pesado bisão já registrado pesava 1,270 kg.
O bisão é parente próximo do búfalo, do gado bovino e do iaque. Hoje, o bisão americano é encontrado principalmente em áreas protegidas, como parques nacionais, e não está mais ameaçado de extinção.
Bisão têm uma expectativa de vida de aproximadamente 15 anos em estado selvagem e até 25 anos em cativeiro.
Para os dois primeiros meses de vida, os bezerros são de cor mais clara do que o bisão adulto. Uma condição muito rara é o bisão-branco, em que o bezerro se transforma inteiramente branco. Bisões brancos são considerados sagrados por muitos nativos americanos.
Características
O bisão é um animal grande e poderoso. O macho adulto do bisão americano pode ter 2 metros de altura e pesar até 900 quilos. As fêmeas são menores. O bisão europeu é um pouco maior do que o americano, mas não é tão pesado.
Bisões têm cabeça grande, corcova e dois chifres curtos e curvados para cima. Além disso, possuem cascos nas quatro patas e pelos ásperos e marrons. O pelo normalmente é mais longo na cabeça, no pescoço e nos ombros.
Em geral, move-se lentamente, mas se necessário pode correr à velocidade de 65 quilômetros por hora. O bisão costuma viver em grupos pequenos. Às vezes, porém, dúzias ou até centenas de grupos se juntam, formando grandes rebanhos.
Menina de 9 anos é atacada por um bisão:
A cena ocorreu no famoso Parque Nacional de Yellowstone, em Wyoming (EUA). Em determinado momento, um bisão se aproximou de um grupo de pessoas que observava o Old Faithful Geyser, conhecido gêiser do parque.
Durante 20 minutos, o bisão não representou qualquer ameaça ao grupo. Porém, de repente, o enorme animal decidiu perseguir os visitantes. Uma menina de 9 anos, que visitava o local com a família, foi seguida pelo animal, golpeada duramente e jogada para o alto.
A menina foi atendida na emergência do parque e, horas depois, liberada. A natureza dos ferimentos não foi informada.
Briga de gigantes, dominância pode levar a morte:
Carne com grande qualidade e sabor
A maioria do bisões-americanos no mundo são criados para o consumo humano. Carne de bisão é mais baixa em gordura e colesterol, ainda mais proteína do que a carne, um facto que tem levado ao desenvolvimento de beefalo, um híbrido fértil de bisão e gado doméstico.
- Frigorífico móvel que faz o abate de bovinos na própria fazenda
- Fundos agrícolas já podem ser indicados à calculadora da Receita
- Reforma tributária isenta cesta básica de impostos
- Volta de Trump ao poder deve acirrar concorrência agrícola entre Brasil e EUA
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
Em 2005, cerca de 35.000 bisões foram abatidos para carne nos Estados Unidos, com a National Bison Association e USDA oferecendo um programa “Certified American Buffalo”, com acompanhamento de nascido-para-consumo de bisões via marcas auriculares de RFID.
Existe ainda um mercado para a carne de bisão Cashrut, estes bisões são abatidos em um dos poucos matadouros mamíferos Cashrut nos Estados Unidos, e a carne é distribuída em todo o país.