Boi é flagrado caindo de cachoeira em MT; veja o vídeo

O evento foi provocado por um fenômeno chamado cabeça d’água, caracterizado pelo aumento repentino e perigoso do volume de água nos rios

No último sábado (14), um incidente inusitado chamou a atenção na cidade de Salto do Céu, localizada a 383 km de Cuiabá, Mato Grosso. Um boi foi arrastado pela forte correnteza de um rio, que está cheio devido às chuvas intensas que têm atingido a região, e acabou despencando de uma cachoeira com mais de 10 metros de altura. O episódio foi registrado por moradores que estavam no local e logo ganhou as redes sociais.

Os vídeos mostram o animal caminhando dentro do rio, tentando resistir à força das águas enquanto se aproximava perigosamente da beira do precipício. Apesar de seus esforços para se manter seguro, o boi foi arrastado e caiu no “poço” da cachoeira, um trecho fundo onde a água se acumula após a queda. Felizmente, testemunhas relataram que o animal conseguiu sobreviver à queda e, em seguida, foi visto de pé em uma área rasa do rio.

Após o impacto, dois homens entraram na água para resgatar o boi, que estava com uma corda amarrada no pescoço. Segundo os moradores, o fato de o rio estar com alta vazão durante o período chuvoso pode ter ajudado a reduzir o impacto da queda, aumentando as chances de sobrevivência do animal. Posteriormente, ele foi encontrado pastando tranquilamente, aparentando não ter sofrido ferimentos graves.

Boi é flagrado caindo de cachoeira em MT; veja o vídeo

Acredita-se que o boi tenha se perdido durante a cavalgada que aconteceu no mesmo dia em Salto do Céu. O evento, tradicional na cidade, conta com um desfile de animais pelas ruas, seguido de confraternizações e um grande churrasco. Até o momento, não há informações sobre quem seria o proprietário do boi.

O caso também reacendeu debates sobre os riscos associados a eventos realizados próximos a cursos d’água e cachoeiras, especialmente durante o período chuvoso. A Defesa Civil alerta que fenômenos como a “cabeça d’água” – o aumento repentino do volume de água nos rios – são comuns nessa época do ano e podem representar perigos tanto para animais quanto para pessoas.

As autoridades locais reforçam a necessidade de precauções em áreas de risco, como rios e cachoeiras, principalmente em épocas de chuva. Entre as recomendações estão evitar atividades nesses locais após chuvas intensas e estar atento a mudanças no nível ou na cor da água, que podem indicar o aumento iminente da correnteza.

Escrito por Compre Rural

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM