A valorização do boi brasileiro nos últimos dias com a disparada da arroba aliada a alta do dólar fez o país encostar ainda mais no boi americano, histórico!
O boi brasileiro vem ganhando espaço no mundo, o país é considerado líder na produção e exportação de carne bovina. Entretanto, historicamente, os preços praticados em relação as vendas no mercado externo são de um carne barata, cenário que vem mudando com o aumento da qualidade e maior demanda pelo produto. Por incrível que parece, o boi brasileiro segue encostando no boi americano, veja os motivos e ranking de preços!
O mercado do boi gordo, de modo geral, vem apresentando grande valorização nos patamares de preços. A demanda global por carne bovina vem apresentando um movimento de alta, principalmente pela parte asiática que tem sofrido com a Peste Suína Africana. Vamos verificar como tem comportado a valorização da arroba do boi gordo pelo mundo!
Com um grande salto na qualidade dos animais, a pecuária nacional produz um boi jovem que atende mercados exigentes. A alta do dólar trouxe uma disparada da arroba do boi brasileiro que, neste momento, encostou no preço do boi americana.
A valorização da moeda norte americana fez com que o preço chegasse ao patamar de R$ 5,61 nesta quarta-feira, 07. Com isso, ocorreu uma valorização da arroba do boi brasileiro frente aos seus concorrentes que, no geral, mantiveram os preços de mais baixos a estáveis.
A arroba aqui no país saltou para R$ 325,00 para as categorias que atendem o mercado de exportação. Com isso, o valor da arroba no mundo que é indicada em dólar, elevou os preços brasileiro a U$ 57,97/@, fazendo com que o país alcance o quarto lugar, ficando a frente dos seus concorrentes na América do Sul.
Quando comparado ao seu grande corrente próximo, os EUA, o boi norte americano sofreu desgaste e acabou recuando para o patamar de U$ 60,00/@. Diante disso, se as exportações continuarem aquecidas e o dólar mantiver as valorizações, podemos ver o boi brasileiro ultrapassar o boi norte americano em um momento histórico para pecuária mundial!
Confira na tabela abaixo, a lista completa do ranking de preços da arroba no mundo, considerando os principais países produtores e exportadores de carne bovina. Ressalva de que o valor do boi brasileiro na imagem é referente a média da arroba no país, por isso difere em relação a realidade da exportação que foi acima citada.
Exportação de março é recorde para o mês
As exportações brasileiras de carne bovina in natura voltaram a somar volume significativo em março, impulsionadas especialmente pelos envios à China. Segundo pesquisadores do Cepea, a forte recuperação das vendas externas em março pode estar atrelada aos novos surtos de Peste Suína Africana (PSA) registrados na China e também ao retorno das compras daquele país, depois do Ano Novo Chinês, comemorado em fevereiro.
- Vaca Nelore Carina FIV do Kado bate recorde mundial de valorização
- ‘Boicote ao boicote’: cadeia produtiva de bovinos quer deixar o Carrefour sem carne
- Jonh Deere enfrenta possíveis tarifas com sólida estratégia, diz CEO
- Maior refinaria de açúcar do mundo terá fábrica no Brasil para processar 14 milhões de t/ano
- Pecuarista é condenado a 3 anos de prisão por matar mais de 100 pinguins na Argentina
Segundo dados da Secex, em março, foram embarcadas 133,8 mil toneladas da proteína in natura, 31% a mais que em fevereiro e 6,27% acima da quantidade de março de 2020. Trata-se, também, de volume recorde para um mês de março, considerando-se a série histórica da Secretaria, iniciada em 1997.
Assim como as exportações, os preços do boi gordo, do bezerro e da carne também atingiram recordes em março e seguem firmes neste começo de abril. Além da demanda externa aquecida, os valores do Brasil são sustentados pela baixa oferta de animais prontos para o abate.