Mais uma vez o BNDES bloqueou os pedidos do Moderfrota. Além disso, o banco suspendeu pedidos para o Moderinfra, de incentivo à irrigação.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) voltou a informar, em seu site, que suspendeu a realização de novos protocolos de pedidos de financiamento para o Moderfrota, principal programa governamental de financiamento de máquinas agrícolas.
Além disso, o banco suspendeu pedidos para o Moderinfra, de incentivo à irrigação. Ambas as medidas, aviso da instituição financeira, se devem se conforme ao “nível de comprometimento dos recursos disponíveis” nos programas, para a safra 2020/21.
Em 30 de outubro, o BNDES já havia bloqueado novos pedidos de crédito para o Moderfrota, pela mesma razão. No dia 12 de novembro, o banco reabriu o sistema para novas ocorrências .
Na ocasião, o chefe do Departamento de Canais de Distribuição e Parcerias do banco, Caio Araújo, informou que a linha do Pronaf destinada a investimentos seria reaberta na semana seguinte – na última segunda-feira, o banco confirmou a reabertura, em comunicado.
- Guerra em Gaza: Israel recebe lista de reféns e trégua com o Hamas entra em vigor
- Conheça o quadriciclo que está dominando o trabalho rural e revolucionando o campo
- Gigante mundial do agro anuncia calote de mais de R$ 70 milhões e abala mercado
- ‘Recuperação judicial não é a salvação do produtor rural’, alerta especialista
- Frigorífico móvel que faz o abate de bovinos na própria fazenda
Araújo também disse que outras linhas com pedidos de financiamento suspensos pelo BNDES até então – Inovagro, Moderagro, Pronamp Investimento e dos programas ABC e PCA – seriam reabertas ainda em 2020, de uma só vez.
O executivo comentou, ainda, que não via “espaço para remanejamento de recursos” de linhas menos demandadas, mas que o banco reforçaria a oferta de crédito para investimento com taxas sem equalização do governo, um pouco mais altas do que as do Plano Safra.
Fonte: Estadão Conteúdo