Mais um capítulo da crise leiteira que o país vem enfrentando nos últimos meses, movimentação dos produtores ganha apoio.
O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, anunciou nesta terça-feira, 10, que o Brasil suspendeu a importação de leite do Uruguai por tempo indeterminado, por suspeitas que o alimento não seja totalmente produzido naquele País, o que prejudica o produtor nacional. O governo suspeita que o Uruguai importe o leite da Argentina e reexporte o produto para o Brasil, com custos ainda competitivos com o produzido aqui. Uma investigação da Receita Federal não conseguiu comprovar a triangulação, o que levou à suspensão das importações para uma avaliação mais apurada.
Leia também
- Pecuária Leiteira: Preço do leite cai pelo quarto mês seguido
- Gestão da Pecuária Leiteira: Quais os Pilares de Sustentação?
“Entidades que lidam com leite e produtores têm reclamado muito da quantidade de leite importada do Uruguai. Há uma grande suspeita (…) de que o leite oriundo do Uruguai não seja do Uruguai”, disse o ministro após almoço com a Frente Parlamentar da Agropecuária. “Tomamos a decisão de suspender as licenças de importação até que Uruguai consiga provar que 100% daquele leite importado de lá é de origem uruguaia.”
Segundo Maggi, o crescimento do volume de leite importado do país vizinho tornou a situação do produtor brasileiro “quase insuportável”. Após a medida, o governo brasileiro irá enviar uma missão ao Uruguai para cruzar o volume produzido localmente com o consumo interno e as exportações para o Brasil e outros países.
Paralelamente, de acordo com o ministro, o Brasil tenta negociar a criação de cotas de importação de leite com o Uruguai, como já faz com a Argentina, “mas não há boa vontade”, disse Maggi. “Não podemos matar o setor leiteiro que emprega mais de 1 milhão de pessoas”, afirmou. “Vamos trabalhar, inclusive com o Itamaraty, para retirar o leite do Mercosul”, completou o ministro.
Abraleite agradece ao ministro
Associação que tem defendido a classe leiteira do país, emitiu um comunicado sobre o agradecimento ao ministro sobre o embargo, segue nota completa:
Excelentíssimo Ministro da Agricultura Blairo Maggi,
Agradecemos por atender a demanda da ABRALEIE, em conjunto com a FPA, Sub Comussão de Políticas Agrícolas/Leite da Câmara dos Deputados e outras entidades representantes do setor de produção de leite do Brasil, em suspender e investigar as importações de leite do Uruguai.
Parabenizamos pela corajosa decisão, pelo que apoiaremos Vossa Excelência e reiteramos o pedido protocolado neste Gabinete do Ministério da Agricultura no dia 3 de outubro do corrente, onde pedimos que não renovem a IN 40 de 2016, não autorizando reidratação do leite no Nordeste ou em qualquer outra região do país.
Gerado Borges
Presidente da ABRALEITE