Black Hereford conheça a origem da raça e a história da sua vinda ao Brasil

A raça Black Hereford surgiu para reunir as melhores qualidades das raças britânicas Hereford e Angus, reconhecidamente produtoras de carne de altíssima qualidade.

A partir de sucessivos cruzamentos entre os melhores animais de ambas as raças, obtêm-se um animal Puro Sintético, de pelagem semelhante à do Hereford, porém na cor preta ao invés do vermelho.

Segundo a Associação Nacional de Criadores “Herd-Book Collares” os animais da raça Black Hereford são precoces, prolíficos e dóceis. Possuem tipo biológico característico de grandes produtores de carne de qualidade diferenciada, com uma excelente estrutura corporal e boa musculatura, indicativa de alto rendimento de carcaça. Além dessas características, destacam-se por apresentar excelente conversão alimentar e sua carne tem sabor inigualável, principalmente devido à presença de intenso marmoreio em sua constituição muscular.

De acordo com a associação, os primeiros animais registrados de que se tem notícia são de origem norte-americana e canadense, países onde a raça experimenta forte crescimento e é reconhecida por suas excelentes qualidades em toda a cadeia da carne, desde os produtores até o consumidor final.

O nome Black Hereford, surge pela primeira vez, nas Ilhas Britânicas, quando produtores de leite cruzaram vacas Holstein-Friesian (gado holandês) com touros Hereford, buscando agregar valor e qualidade carniceira aos machos nascidos em suas propriedades. Entretanto, essa descrição se referia a um animal híbrido, não a uma raça.

Black Hereford conheça a origem da raça e a história da sua vinda ao Brasil
Foto: Divulgação

A partir daí, o passo seguinte foi o da união das duas grandes raças de carne, criadas em todo mundo (Hereford & Angus). Hereford sempre foi conhecido por seu temperamento dócil, eficiência alimentar e carcaças excelentes, já o Angus por pesos mais leves ao nascer, prolificidade e qualidade de carne.

A junção dessas duas raças produziu um animal extraordinário, com cara branca semelhante ao Hereford, mas a cor do corpo vermelho do Hereford é substituída pelo preto do Angus. Isso ocorreu porque ambos os alelos para “cara branca” e “pelagem preta” são geneticamente dominantes nos bovinos.

No início, na América do Norte, muitos chamavam de “Black Whiteface”, na Austrália e Nova Zelândia de “Black Baldy” com alusão a palavra “baldy” que é careca ou cara branca. No Brasil, por ainda não existir uma raça definida, os chamavam de “Caretas”.

Seleção e registro da nova raça

No ano de 1994, o criador de Hereford, John Gage começou o processo de escolha de linhagens de Hereford e Angus para criação da raça Black Hereford. Ele e sua família eram donos da “Blue Jacket Farms” perto de Eudora, Kansas. A preocupação desde o início, em todos os cruzamentos, foi a de fixarem a pelagem preta como característica padrão. Para ajudar a projetar a base genética para esta nova raça ele se assessorou do Criador Frank Felton (1940-2003), que foi um grande criador de Hereford aclamado internacionalmente e um pioneiro no uso de dados de testes de desempenho e genética. Felton era pecuarista da quarta geração de uma família de pecuaristas e tinha sua propriedade em Maryville, no Estado do Missouri, tendo recebido vários prêmios relacionados à pecuária, inclusive o “Hall da fama do Hereford”, que poucos conquistaram.

Inicialmente produziram os primeiros produtos F1 (Hereford x Angus). Depois novamente reproduziram as fêmeas F1 (50,0%) com touro Hereford. Tornaram a selecionar os produtos deste segundo cruzamento e com isso surgiram os primeiros touros 3/4 (75,0%) de sangue Hereford. Finalmente selecionaram um conjunto de fêmeas F1 (50,0%) de diferentes linhagens e usaram os melhores touros 3/4 produzidos e com isso, chegaram aos animais puros com grau de sangue 5/8 (62,5%) de sangue Hereford, tendo pelagem preta nos dois lados do pedigree. A partir daí, definiram como “padrão da raça”, os animais pretos com 62,5% ou superior de sangue Hereford.

Black Hereford conheça a origem da raça e a história da sua vinda ao Brasil
Foto: Divulgação

Em 1997, o primeiro touro Black Hereford registrado nasceu na fazenda “Blue Jacket” de Gage. O touro foi nomeado “BJH Balder 7504” e recebeu o número de registro “HB000001 Black Hereford”. Este primeiro touro e sua progênie contribuíram para a formação da nova raça.

Em 1999, John Gage adoeceu e a família vendeu a maior parte do gado para Joe e Norma Hoagland do “J&N Ranch”, de Leavenworth, Kansas. Eles compraram também os dois touros Hereford que Frank Felton havia escolhido para usar nos animais F1, bem como na seleção feita para consolidar a nova raça.

Em 2000, a associação instalou um software customizado para a Black Hereford. Ele rastreia dados de desempenho do rebanho e da raça, bem como informações de carcaça. Ele pode gerar pedigrees de raça pura e composta e pode projetar DEPs e registrar os valores das DEP.

Em 2002, BLACK HEREFORD tornou-se uma marca registrada no “US Patent and Trademark Office”.

Em 2003, a BLACK HEREFORD recebeu a designação internacional de raça “HB” pela “National Association of Animal Breers”.

Em 2005, a “American Black Hereford Association” publicou suas primeiras DEPs em quatro características básicas de desempenho para uma raça de corte. Neste ano, também foi criada a linha de produtos “Black Hereford Beef”.

Em 2011, a sede nacional da “American Black Hereford Association” passou a ser em Boiling Green, Kentucky.

Em 2012, o “J&N Ranch”, de Leavenworth, Kansas, publicou a primeira revista Black Hereford conhecida como “Black Hereford Journal” e sediou a primeira “National Black Hereford Sale”.

Em 2014, foi criada a “World Black Hereford Association” (WBHA). Hoje a raça bovina Black Hereford é a que mais cresce nos Estados Unidos. WBHA também registra Black Hereford, e 50% Hereford e 50% Angus com ascendência conhecida. WBHA mantém registros e determina DEPs.

Nasce o primeiro bezerro da raça Black Hereford no Brasil
Foto: Taue Nuñez

Black Hereford no Brasil

No ano de 2021 nasceu o primeiro animal “Brazilian Black Hereford FIV001 PRIMERO” no Brasil. O bezerro nasceu na Estância Alvorada do Inhatium, localizada em São Gabriel (RS), de propriedade de Taue Marques Nuñez, o animal foi registrado junto à Associação Nacional de Criadores (ANC) Herd-Book Collares, responsável pelos registros de genealogia da raça.

“Nós da Estância Alvorada do Inhatium, assim como nossos parceiros, ficamos orgulhosos do resultado obtido e esperançosos do potencial da raça no país”, destacou o criador na época.

Segundo o criador, além da ANC, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) também teve participação no processo, através da promoção e divulgação da raça Black Hereford.

“É importante salientar que desde o início nós vimos o potencial da raça para fomentar também o Hereford, pois o Black Hereford carrega as boas características da raça Hereford, então, ele vem para somar muito”, relatou Nuñez.

A iniciativa de importação e busca por registro genealógico da raça se deu através da Estância Luz de São João, Estância Alvorada do Inhatium e Fazenda Formigueiro que criaram a parceria PAP Brazilian Black Hereford.

Cronologia para a formação da nova raça no Brasil

Em junho de 2020, iniciaram os primeiros contatos com a raça Black Hereford. Taue Marques Nuñez da Estância Alvorada do Inhatium, São Gabriel-RS fez contato com a ABHA através de sua presidente Carol Dewrell e recebeu as primeiras informações. Celso Jaloto Avila Junior da Estância Luz de São João, São Gabriel-RS recebeu informações sobre a nova raça, através de um amigo residente nos Estados Unidos. Jorge Luís Sarmento Coimbra da Fazenda Formigueiro (Itacurubi-RS), que já havia feito alguns cruzamentos no passado, foi consultado sobre seus experimentos e assim foi formada uma parceria, com a finalidade de introduzir e desenvolver a raça bovina Black Hereford no Brasil.

Em julho de 2020, foi enviado ofício para “Associação Nacional de Criadores” (ANC) “Herd Book Collares”, solicitando análise e tramitação junto ao MAPA para que pudesse ser oficializada a homologação da raça Black Hereford em nosso país. As três estâncias, “Alvorada do Inhatium”, “Formigueiro” e “Luz de São João” criaram a parceria “PAP Brazilian Black Hereford”, para dar continuidade aos processos de importação de genética e formação da raça através de transferências embrionárias e cruzamentos programados.

Em agosto de 2020, foi elaborado o “Regulamento do Serviço de Registro Genealógico da Raça Black Hereford” e submetido à aprovação do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Em setembro do mesmo ano foi aprovado pelo MAPA o novo “Regulamento do Serviço de Registro Genealógico de Bovinos”, da ANC, contendo o regulamento da raça Black Hereford.

Então, em outubro foi criada a Associação Brasileira de Black Hereford (ABBH) e seus estatutos. A partir de então, a ANC está estabelecendo critérios para seleção dos primeiros técnicos que atuarão na seleção e registro da nova raça.

Com isso, a raça Black Hereford chega ao nosso país, através de embriões e sêmen oriundos de cruzamentos previamente estudados e totalmente orientados por avaliações de DEPs dos animais, para assegurar, na progênie, a manifestação das características desejadas.

Compre Rural com informações da Brazilian Black Hereford

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM