Biofábrica da Bracell reduz impactos ambientais no manejo de pragas do eucalipto

Unidade da empresa já produziu mais de 215 milhões de inimigos naturais, reduzindo 90% da necessidade de controle de lagartas desfolhadoras

A Bracell, líder global na produção de celulose solúvel, desenvolveu em sua biofábrica protocolos de alta eficiência para produção de inimigos naturais de lagartas desfolhadoras de eucalipto, que podem causar grandes perdas econômicas, sendo consideradas uma das principais pragas da cultura. A técnica de controle biológico desenvolvida pela empresa — que engloba estratégias de monitoramento, produção e dispersão dos agentes — permitiu reduzir em 90% as ocorrências de surtos de lagartas e a necessidade de pulverização de defensivos químicos.

Além das vantagens ambientais, o uso do controle biológico de pragas tem se mostrado mais atrativo do ponto de vista de custo, permitindo manter o equilíbrio por mais tempo e reduzindo os surtos de pragas em nossos plantios”, destaca Leonardo Sarno, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento Florestal da Bracell.

Desde 2018, mais de 215 milhões de inimigos naturais já foram produzidos na biofábrica da Bracell, em Alagoinha (BA), sendo aproximadamente 83 milhões somente em 2023. Estes inimigos naturais foram liberados em uma área de 9,5 mil hectares de plantios, nas unidades florestais da empresa na Bahia, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

“Para se ter uma ideia, em 2018, quando a unidade da biofábrica iniciou sua produção e implantamos o controle biológico, houve necessidade de controle de lagartas em aproximadamente 15 mil hectares. Em 2023, a área com surtos de lagartas reduziu 10 vezes. Até o momento, em 2024, apenas 300 hectares precisaram de controle. Essa redução drástica nas ocorrências trouxe impactos positivos, reduzindo os custos, a necessidade de controle emergencial, as perdas e, por consequência, os impactos ambientais“, salientou Reginaldo Mafia, gerente de Pesquisa em Manejo Florestal da Bracell.

Na biofábrica da Bracell são produzidas três espécies de inimigos naturais das pragas do eucalipto. O portfólio de produtos biológicos contempla uma espécie predadora de lagartas, denominada Podisus nigrispinus, e as espécies Palmistichus elaeisis e Tetrastichus howardi, que são parasitoides. Utilizando estes dois grupos de insetos é possível interromper o ciclo das lagartas, de forma efetiva.

Pioneirismo no setor florestal

A Bracell foi uma das pioneiras na instalação de biofábrica para produção de inimigos naturais de pragas. Ao longo dos últimos anos, investiu continuamente em pesquisa e no treinamento de uma equipe qualificada para a biofábrica. Além de produzir esses agentes para suas áreas de plantio, a Bracell mantém cooperação com outras empresas do setor florestal e parceiros produtores de madeira.

Dispersão dos insetos

Para realizar a liberação dos agentes de controle biológico no campo, a empresa utiliza drones específicos desenvolvidos em parceria com a empresa XFly, especialista nesse tipo de equipamento para uso agrícola. Estudos iniciais demonstraram uma capacidade de liberação em até 100 hectares por hora, com um rendimento potencial diário de até 600 hectares.

Difusão do conhecimento

A difusão do conhecimento sobre as técnicas de produção de inimigos naturais fortalece as práticas de controle biológico, evitando a ocorrência frequente de surtos de pragas. As informações sobre os protocolos desenvolvidos pela Bracell são compartilhadas com grupos de pesquisa.

Sobre a Bracell

A Bracell, líder global na produção de celulose solúvel e especial, se destaca por sua expertise no cultivo sustentável do eucalipto. Atualmente, a multinacional conta com mais de 11 mil colaboradores e duas principais operações no Brasil, em Camaçari, na Bahia, e em Lençóis Paulista, em São Paulo. Para mais informações, acesse: www.bracell.com.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM