Bilhete ameaçando agricultoras acende alerta em SC: ‘vão amanhecer com formiga na boca’

Cátia e Daphné, do Sítio Aimotuá, em Anitápolis, receberam na segunda-feira um bilhete ameaçando as agricultoras e exigindo que saíssem da região.

As agricultoras agroecológicas Cátia e Daphné, do Sítio Aimotuá, em Anitápolis, na Grande Florianópolis, foram alvo de ameaças explícitas, nesta segunda-feira (27), deixando a comunidade local e defensores do meio ambiente indignados.

Cátia e Daphné, do Sítio Aimotuá, enfrentam hostilidades na região – Foto: @acolhidanacolonia/ Instagram/Reprodução/ND.

Um bilhete assustador, encontrado no cocho do estábulo, alerta: “Vocês não conhecem os moradores daqui. Não se metam com eles, porque podem amanhecer com formiga na boca. Este é um único aviso. E é muito fácil. Não se esqueçam”.

Mensagem com ameaça recebida pelas agricultoras – Foto: @sitio.aimotua/Instagram/Reprodução/ND.

A mensagem, além de intimidadora, coloca em risco a integridade das agricultoras, que dedicam oito anos de suas vidas a um projeto de agrofloresta.

Porém, essa não é a primeira vez que elas enfrentam hostilidades na região. Em 2021, ao retornarem para casa, depararam-se com a janela quebrada por um disparo de arma de fogo, com chumbinho do cartucho encontrado dentro da propriedade.

Na época, a Acolhida na Colônia, entidade à qual Cátia e Daphné são associadas, enviou ofício à Prefeitura de Anitápolis solicitando providências, que infelizmente não foram atendidas.

As agricultoras responderam o bilhete nas redes sociais:

Agricultoras responderam o bilhete – Foto: Montagem/ND.

A Acolhida na Colônia informou que medidas estão sendo tomadas para levar o caso às autoridades competentes. Um boletim de ocorrência já foi registrado na delegacia local. Todas as provas e documentos relacionados estão sendo encaminhados à Comarca, Delegacia Geral e Ministério Público, informam.

A Polícia Civil diz que está ciente do caso e que o boletim está sendo analisado para dar o devido encaminhamento, por se tratar de uma ameaça, crime de ação penal privada.

Fonte: ndmais

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM