Bife ancho da foto: carne bovina ou suína?

O bife ancho ao centro da imagem foi produzida por um bovino ou suíno? entenda como o melhoramento genético está transformando e melhorando a carne brasileira

É claro que você está imaginando que esse bife ancho marmorizado e delicioso é de um bovino. Até pela textura e cor, e imaginando que os suínos produzem uma carne mais branca, você pode está enganado. O bife ancho em destaque na foto foi produzido por suínos, frutos de melhoramento genético de uma empresa paranaense.

O mestre em carnes e churrasqueiro Roberto Barcellos visitou a Biribas suínos, empresa que atua no mercado suinícola com granjas núcleo e multiplicadora de genética suína no Oeste do Paraná, e ficou impressionado com a qualidade dos animais e da carne produzida.

Visita incrível hoje na Biribas suínos, cruzamento entre raças maternas e paternas para alcançar os objetivos de qualidade de carne. Uma verdadeira aula teórica e prática com as raças Pietran, Berkshire, Moura, Duroc” – celebrou ele.

Barcellos ainda disse [na publicação] que não poupará recursos, esforços e energia para produzir uma das melhores carnes de porco. Referindo-se à sua empresa de carnes que deve entrar no mercado de carnes suínas também.

carne-vermelha-de-porco-barcellos
Foto: Roberto Barcellos

O especialista ainda cita a referência e inspiração dele, a FaBene Carne Suína. A empresa respondeu sua publicação. “Ponto positivo para o mercado de carne suína de qualidade e para a suinocultura nacional. Esse movimento é incrível e quem mais tem a ganhar com a chegada de novas marcas, é o consumidor. A busca por melhores raças, cruzamentos, manejos e nutrição, será cada vez mais intensa. Sejam muito bem vindos, o mercado precisa de gente competente como vocês” – disse a FaBene através das redes sociais.

Apesar de a cor mais clara deixar dúvidas e até alguns a considerarem como carne mista, entre a vermelha e branca, a carne suína é classificada como vermelha. A diferença está na concentração de hemoglobina, que é mais baixa na carne suína do que na bovina.

bife ancho suino - raca BS
Foto: Divulgação

A Biriba’s genética de suínos é uma empresa genuinamente brasileira, que atua no mercado suinícola com sede no Oeste do Paraná. Com sede administrativa em Cascavel, suas granjas se localizam em São Pedro do Iguaçu, na mesma região.

Iniciou sua história em meados de 1950, quando o patriarca da família proprietária, Attílio Miotto, criava e participava de eventos do Agronegócio. Os negócios prosseguiram com as novas gerações da família e hoje são comandados pelo neto de Attílio, Alcides Antônio Miotto.

A procura por melhores resultados é algo imprescindível para que as organizações se mantenham competitivas. “Estar entre os principais nomes do mercado de genética suína, e ser referência de excelência no fornecimento de animais para manter o melhoramento dos planteis de seus clientes das mais diversas regiões do Brasil” – diz a visão da empresa.

reprodutor da linha BS - biribas genetica suina
Reprodutor da Linha BS / Foto: Divulgação

Os processos de internacionalização e o crescente nível de exigência do mercado, incluindo o novo perfil de consumidores, são fatores que têm levado as organizações a atuarem de forma a se diferenciarem nos seus respectivos segmentos, pela forma como conduzem seus negócios, apostando em um conjunto próprio de características estabelecidas como Missão, Visão e Valores que identificam a empresa e a diferenciam das demais.

A empresa se consolida no mercado nacional como uma das mais promissoras empresas do ramo de genética suína do Brasil e porque não dizer da América Latina, a genética está no DNA da Biriba´s há 74 anos. Ainda segundo a empresa a genética e o melhoramento são instrumentos valiosos na economia da criação de suínos, proporcionando eficiência na produção de alimentos de alto valor biológico e nutricional.

carne de porco da linha BS - biribas genetica suina
Foto: Reprodução

Linha BS da Biriba’s

As imagens e cortes suínos, acima mencionados, são da Linha BS da empresa. Segundo a empresa a linha é para paladares mais exigentes, concebida para atender produtos para charcutaria e carne para cortes “gourmet”. A linha é composta por reprodutores machos e fêmeas, revolucionando o conceito de carne e satisfazendo os paladares mais exigentes.

O foco da escolha dos genótipos é baseado no marmoreio, textura, maciez, coloração, suculência e sabor. As raças escolhidas para formação dessa linha espetacular são Moura, Berkshire e Pietran. Do cruzamento com o Duroc contempla as características organolépticas tão apreciada pelos consumidores brasileiros, cada vez mais atraídos pela carne suína.

Dados recentes apresentados pela ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), mostram que o consumo per capita ano da carne suína é de 18,3 quilos, e a tendência é o de potencializar esse consumo nos próximos anos, devido principalmente aos avanços genéticos implementados.

A carne suína é branca ou vermelha?

Que fique bem claro: a carne suína é VERMELHA. Porém, o motivo de confusão é compreensível, já que a carne suína é considerada uma das mais saudáveis. Possuindo a mesma quantidade de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro que a bovina, a carne suína, por sua vez, possui menor teor de gordura, fazendo dela um alimento mais saudável.

Carnes brancas geralmente são mais saudáveis do que as vermelhas. E como a carne suína é mais saudável que a bovina, e também tem uma coloração um pouco mais esbranquiçada, as pessoas acabam confundindo e achando que os suínos fazem parte das carnes brancas.

Lembrando também que, apesar de alguns cortes suínos apresentarem uma cor mais clara do que as carnes vermelhas, a carne suína ainda é mais escura do que as carnes brancas (como carnes de peixes e aves).

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM