Essa condição, chamada de polimelia, é uma má formação genética rara que, conforme o veterinário Daniel Roberto Faria, não afeta a saúde do bezerro.
Nos últimos dois meses, a propriedade de Renato Tamborelli, localizada em Paranavaí, no noroeste do Paraná, viu o nascimento de 45 bezerros. Entre eles, um em particular se destacou: ele nasceu com cinco patas, sendo uma delas posicionada de maneira incomum sobre o lombo.
Essa condição, chamada de polimelia, é uma má formação genética rara que, conforme o veterinário Daniel Roberto Faria, não afeta a saúde do bezerro. Segundo Faria, a polimelia surge devido a uma alteração durante o desenvolvimento embrionário, possivelmente relacionada a uma gestação gemelar em que um dos embriões não se desenvolve completamente e se funde ao outro.
“Essa condição pode ter origem em uma gestação gemelar, onde um dos embriões não se desenvolve adequadamente e acaba se fundindo com o outro, levando à formação da pata extra. Casos como esse são bastante incomuns”, explicou Faria.
Embora seja possível remover a pata adicional, o veterinário alerta que o procedimento pode ser arriscado, pois o membro está conectado à coluna vertebral. “Se houver ferimentos ou assaduras na região, é preciso cuidar com curativos. A pata, sendo menor que as outras, não crescerá da mesma forma”, acrescentou.
Renato Tamborelli, que cria 150 cabeças de gado na propriedade, sendo a maioria da raça nelore, ficou surpreso com o nascimento do bezerro. Com seis anos de experiência na pecuária, ele afirmou que pretende manter o animal na fazenda. “Não vou vendê-lo nem abater. Algumas pessoas já demonstraram interesse em comprá-lo, mas ele vai ficar aqui com a mãe por pelo menos oito meses”, afirmou Tamborelli.
Escrito por Compre Rural
VEJA TAMBÉM:
- Mundo do rodeio perde um dos seus grandes nomes
- Conheça o maior exportador de carne bovina do mundo, responsável por 25,5% do mercado
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.