Bezerra Nelore nasce com quase 100kg; Confira o vídeo!

Bezerra, fruto de transferência de embrião, nasce com quase 100 quilos em fazenda no Tocantins; O animal faz parte de projeto de melhoria genética do Nelore Myo. Mas será que esse peso ao nascimento é positivo?

Qual o peso médio de um bezerro ao nascimento? A média é de 30kg para animais nelore. Entretanto, fotos e vídeos de uma bezerra chamou atenção nas redes sociais. Segundo informações divulgadas, a bezerra é fruto de transferência de embriões (TE), filha do Precoce da Myo x Esplendida da Myo (Doadora Homozigota) nasceu pesando 98 quilos em uma das fazendas do Grupo Provinorte.

Esse peso é mais do que três vezes o peso padrão para uma bezerra Nelore, que normalmente nasce com 30kg. A bezerra é fruto de transferência de embrião de uma nova linhagem de Nelore, o Nelore Myo. Segundo os proprietários da fazenda, onde a bezerra nasceu, o parto foi cesária – devido ao tamanho do animal, um parto normal seria impossível – e a vaca (F1 Angus x Nelore de terceira cria) sobreviveu, recuperando-se bem do procedimento cirúrgico. A bezerra também está bem e já mamou o colostro.

Mas calma, antes de destacarmos os detalhes da raça e os impactos da seleção para o futuro da raça na pecuária de corte nacional, é preciso pontuar que o nascimento não é o recorde nacional. Fato raríssimo que resultou em um, também, bezerro de 98 quilos surgiu de um cruzamento de vaca Holandesa com touro Aberdeen Angus. O bezerro que nasceu em Iomerê, município de Santa Catarina, região famosa pela pecuária e a utilização de raças europeias.

Segundo o médico-veterinário, doutor em reprodução animal, Rodrigo Alonso, à frente do projeto desde 2004, a linhagem vem crescendo e chamando a atenção na pecuária de corte no Brasil. Mais robusta e com aproximadamente 10% a mais de carcaça em relação à raça tradicional, essa linhagem vem sendo desenvolvida há 17 anos.

“Na pecuária de corte brasileira, o Nelore predomina. O nosso objetivo foi realizar cruzamentos guiados por testes de DNA entre as raças Nelore e Belgian Blue para criar uma linhagem com todas as vantagens da raça Nelore como rusticidade, adaptabilidade e fertilidade. Porém, que tivesse a variante no gene da miostatina, que faz o gado ser mais musculoso, com melhor desempenho em ganho de peso e rendimento de carcaça maior que o nelore tradicional” – explicou Rodrigo em recente entrevista ao site Movimento Econômico.

A genética Nelore Myo e os impactos no parto

Segundo o médico-veterinário já foram desenvolvidas pesquisas avaliando a fertilidade, facilidade de parto e peso ao nascimento dos bezerros Nelore Myo à mais de 4 gerações. Os animais heterozigotos, que vão ser produzidos à campo, nascem com média de 37kg, 5kg acima do Nelore padrão, e até o momento não houve relatos de problemas no momento do parto.

Confira o vídeo da bezerra logo após a cesária.

Foram analisados mais de 1.000 bezerros nascidos ao longo do projeto, que foram produzidos por monta natural, inseminação artificial e transferência de embriões. As análises demonstraram que os animais homozigotos negativos (Nelore Padrão) nasceram com média de 32kg. Os animais heterozigotos tiveram média de 36Kg ao nascimento, ou seja, 4Kg a mais do que o Nelore Padrão. Não houve problemas de partos associados com o nascimento de bezerros heterozigotos.

Para os animais homozigotos positivos, a média foi de 43Kg, ou seja, 11Kg acima da média do Nelore Padrão. Nesse caso, aproximadamente 50% dos bezerros nasceram normalmente, 40% houve necessidade de auxílio ao parto pelo tracionamento do bezerro e 10% foi necessário a realização de cesária.

Embora a miostatina apresente efeito positivo na musculatura e impacte diretamente no rendimento de carcaça, existem efeitos negativos associados à essa variação genética. Um dos principais problemas está relacionado com o nascimento dos bezerros, que devido ao aumento muscular, nascem maiores e mais pesados, o que pode acarretar problemas no parto.

Além disso, a mutação no gene da miostatina apresenta efeito positivo sobre a musculatura, mas negativo na deposição de gordura subcutânea, o que poderia gerar maior dificuldade de acabamento de carcaça na nova linhagem.

Consultamos o médico-veterinário Prof. Dr. Paulo Roberto Ribeiro, que nos contou um pouco sobre os problemas relacionados a fetos com peso ao nascer fora do padrão – “Em vacas o conjunto dos ossos sacro, ílio, ísquio e pube formam o chamado cíngulo pélvico. Este conjunto pode apresentar um maior ou menor diâmetro, dependendo se está sob ação hormonal ou não. Porém, este tamanho é limitado. É por este espaço que o feto passa ao nascer. Fetos exageradamente grandes possuem um diâmetro corpóreo grande, impedindo de nascerem normalmente.”

Paulo salienta também que em raças bovinas de grande porte, principalmente europeias, espera-se que os fetos pesem ao redor de 40 kg, para que não se tenha problemas de distocia. “O surgimento de fetos acima disto fatalmente ocasionará problemas no parto. Nas raças zebuínas, deseja-se que o feto nasça com peso baixo, para se evitar distúrbios no parto, e cresça após o nascimento. Qualquer fato que cause fetos grandes em zebuínas é fortemente contraindicado e não recomendável.” – reforçou Paulo.

Ainda fico impressionado como algumas pessoas podem achar isso vantajoso. Bezerro tem que nascer pequeno, a vaca precisa parir sozinha e logo após o parto o bezerro precisa levantar e mamar o colostro, sozinho, sem ajuda de ninguém. Inclusive, segundo informações, a receptora não conseguiu parir a bezerra em parto normal, ela passou por uma cesária para que a bezerra pudesse nascer com vida. Reafirmo, não é vantagem nenhuma uma bezerra nascer com 98kg, isso é um absurdo.” – disse o Médico-veterinário Fernando Tannus ao CompreRural.

Cristian Barreto Ferreira / Tité Nelore
Cristian Barreto Ferreira / Tité Nelore

Qual o peso médio de nascimento de um bezerro?

O conceito de habilidade materna engloba a capacidade de a fêmea parir com facilidade e criar um bezerro por ano. O desejável, portanto, é que o bezerro nasça pequeno, leve, e apresente bom desenvolvimento, de maneira a chegar até a desmama com o máximo de peso possível.

Há dados publicados que mostram o aumento do peso ao nascimento de bezerros Nelore, problema também associado à distocia (dificuldade de expulsão do feto na hora do parto). No histórico da raça Nelore, bezerros sempre nasceram com peso abaixo de 30 kg, número considerado adequado para que a vaca possa parir o bezerro sem a interferência humana. Nos últimos anos, entretanto, houve uma evolução gradual do peso médio, hoje na faixa de 35 a 40 kg, com casos pontuais batendo na casa dos 60 kg.

Levantamento realizado pela USP de Pirassununga, São Paulo, apontou elevação de 21% no peso ao nascimento em criatórios de Nelore, com a média saindo de 28 kg para 35 kg, num universo de 770.000 animais avaliados em seis plantéis no período de 15 anos (2000 a 2015), portanto em apenas três gerações. Segundo o professor José Bento Sterman Ferraz, que acompanhou o levantamento, uma das fazendas perdeu 25 bezerros na estação de nascimentos do ano passado.

Evolução similar foi observada entre os plantéis dos associados do Programa Nelore Brasil, coordenado pela Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), com sede em Ribeirão Preto, SP. Dados da entidade apontam que em 1998 o peso médio ao nascer era de 30 kg; passou para 33 kg na década seguinte, chegando aos 35 kg atuais. Para Raysildo Lôbo, presidente da ANCP, as estatísticas sugerem cuidado. “Se seguirmos essa tendência, teremos média superior a 40 kg de peso ao nascimento na próxima década”, adverte.

A raça Nelore sempre se destacou pela facilidade no nascimento dos bezerros e habilidade materna das fêmeas, os produtores precisam zelar por essa característica da raça. Especialistas consultados disseram que não deixa de ser impressionante o desenvolvimento da bezerra, mas não vêem como saudável para a raça esse tipo de característica.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM