Uma coisa é fato, o desmame precoce pode ser necessário para muitos produtores brasileiros, pois as condições de seca acabam deteriorando as pastagens dentro das propriedades.
O país possui uma sazonalidade, isso é fato. Dessa forma, as produções agropecuárias precisam estar sempre atentas a essas condições climáticas. A pecuária nacional, em sua maior parte, é criada a pasto. O período de seca, realidade de uma base de forragem com baixo valor nutritivo e, em muitos casos, sem massa suficiente para ingestão. Uma solução potencial é o desmame precoce dos bezerros, utilizando técnicas de bem-estar animal e, claro, que visem garantir o desenvolvimento deste e da matriz.
Bezerros desmamados precocemente têm o principal benefício de melhorar a condição das vacas para a reprodução, especialmente quando a forragem é limitada. Além disso, o desmame precoce permite um melhor desempenho dos animais, principalmente quando utilizado genéticas provadas.
Quando as demandas nutricionais da lactação são eliminadas pelo desmame precoce, há redução significativa (15 – 20%) na energia dietética necessária para as vacas. O desmame precoce pode iniciar o estro pós-parto, melhorar as taxas de prenhez, diminuir as taxas de descarte e resultar em maiores pesos ao desmame e produtividade das vacas nos anos seguintes.
O desmame precoce é mais benéfico nos anos em que a produção de pastagens é inadequada para atender às necessidades nutricionais do rebanho. Do ponto de vista da gestão de pastagens, reduz o risco de sobrepastoreio e, consequentemente, aumenta a saúde a longo prazo do sistema de pastoreio.
A idade média dos bezerros desmamados nos é de pouco mais de 7 meses de idade. Os bezerros podem ser desmamados a partir dos 60 dias de idade, a depender da dieta fornecida, raça, qualidade nutricional das pastagens e etc.
No entanto, isso requer manejo intensivo de bezerros e não é prático na maioria das condições da fazenda. Aos dois meses de idade, os bezerros ainda são pré-ruminantes funcionalmente, contando principalmente com leite e consumindo uma pequena quantidade de forragem. Aos 3-4 meses de idade, o rúmen torna-se funcional e os bezerros são capazes de consumir quantidades significativas de forragem.
Uma das técnicas que tem ajudado a reduzir o estresses da desmama é a utilização do Creep-feeding, permitindo que os animais tenham acesso a dietas sólidas desde o início da vida. Confira abaixo algumas novas dicas para realizar a desmana precoce dos bezerros de corte.
Desmame precoce pode iniciar o estro pós-parto, melhorar as taxas de prenhez, diminuir as taxas de descarte e resultar em maiores pesos ao desmame e produtividade das vacas nos anos seguintes.
Boas práticas de manejo para o desmame precoce
As primeiras duas semanas após o desmame são um momento crítico para os bezerros superarem o estresse do desmame, manterem a saúde e se tornarem nutricionalmente independentes ao aprenderem a consumir ração. Gerencie de acordo com o seguinte:
Reduza o risco de problemas de saúde e promova o crescimento do bezerro, dando vacinas adequadas antes do desmame. Castrar e descornar os bezerros ao dar as vacinas pré-desmame. Isso permitirá que os bezerros lidem com o estresse dessas práticas de manejo enquanto ainda estão amamentando.
Consiga acostumar os bezerros ao cocho de alimentação e ao bebedouro o mais rápido possível, a utilização do creep-feeding é a solução. A alimentação dos bezerros por algumas semanas antes do desmame facilitará a transição e acostumará os bezerros a concentrar a ração. Manter o acesso a água limpa e de boa qualidade em todos os momentos.
Utilização do desmame lado a lado, sempre que possível, ajuda no desempenho dos bezerros. Isso elimina o estresse ao permitir que os bezerros permaneçam no mesmo pasto onde estão familiarizados com ração, água, sombra, etc.
A ração é crítica porque a ingestão de ração é inicialmente baixa após o desmame. Ele precisa ser altamente palatável, denso em nutrientes, livre de poeira e incluir um suplemento completo de vitaminas e minerais.
Após o estresse do desmame, os bezerros devem começar a consumir aproximadamente 3% de seu peso corporal em ração de alta qualidade a cada dia. A variação da ingestão de ração ou o apetite deprimido podem indicar problemas de saúde.
- FPA pressiona embaixador francês sobre Carrefour e acordo UE-Mercosul
- Boi gordo já busca R$ 370/@; Arroba já subiu 40% nos últimos doze meses, qual será o teto?
- Carrefour: por que executivo começou uma crise comercial internacional?
- Dieta carnívora melhora rendimento de atleta de alto rendimento
- Rodovias em Mato Grosso do Sul são bloqueadas pelo MST com pneus e galhos
A escolha entre o desmame precoce ou hiperprecoce, ou ainda, a combinação dos dois manejos na propriedade, vai depender da condição corporal que a matriz apresenta, logo, matrizes com baixa condição corporal pós-parto e baixa produção de leite, devem ser desmamadas mais cedo para garantir a sobrevivência tanto da vaca quanto do bezerro.
Assim, é importante que o pecuarista conheça bem todos os aspectos de manejo e administração do rebanho. Dessa forma é possível controlar os processos com base nos resultados esperados, e assim manter o rebanho alinhado com os objetivos da produção. Dessa forma é possível realizar correções e alterações nos pontos chave e gerir de forma mais tranquila a propriedade.