Dois inventores britânicos viram sua invenção ganhar proporção mundial após o lançamento de uma gama de calçados para vacas. Robert Todd, 40, e Mike Brimble, 43, desenvolveram os sapatos para impedir que os animais sofram ainda mais lesões em seus cascos. As solas flexíveis – feitos de madeira – e de plástico permitem que as vacas para se recuperar de úlceras dolorosas e hematomas.
Eles tem sido abordados por pessoas de mais de 42 países e seus sapatos estão atualmente sendo vendidos na Austrália, Canadá e EUA.
Robert, que trabalha com cascos de bovinos há muito tempo disse: “Eu queria um sistema mais fácil que cada homem poderia usar. Eu tenho me surpreendido muito com o retorno do uso de nossos sapatos, e até de empresas que querem comprar licença para a produção de nosso produto em larga escala, incluindo a maior empresa veterinária da Europa. Mas seria bom manter as coisas mais artesanais, tanto quanto possível.”
Gerente de projeto Mike, que não tem ligação com a agricultura, acrescentou: “O problema de cascos tornou-se maior devido a quantidade de animais em um espaço muito pequeno e menos pastagem. E com as vacas em pé no concreto por longos períodos de tempo, eles podem ficar ruim contusões e outros problemas nos pés.”
Eles podem ser montados em minutos usando um adesivo especial chamado ‘Moo-Tac “e vacas pode usá-los por até oito semanas, enquanto seus cascos recuperar.
Os sapatos – que custam pouco mais de £ 3,20 cada (libra esterlina) que seria equivalente à R$ 13,60 – são feitas em Dorset, UK com materiais da região mesmo.
O Príncipe Philip deu aos inventores um prêmio especial “Inovação Mérito na Pecuária Evento Nacional” e vários seguimentos do campo têm mostrado apoio para esse novo conceito de tratamento de cascos.
Outra vantagem da invenção é que eles são biodegradáveis, depois de cair do casco do animal eles apodrecem e evitam qualquer tipo de contaminação do solo.
Confira algumas fotos do produto e sua aplicação