O tema que tem ganhado força dentro da pecuária e que deve ser levado em consideração para quem deseja ser vencedor dentro da agropecuária
Bem-estar animal, um tema que a muito se conhece, mas que pouco se discutia. Atualmente ele é um dos pilares para quem deseja ser bem sucedido dentro da pecuária. Além disso, são inúmeros os congressos e pesquisas que vem aprimorando essa tecnologia para a “nova pecuária“.
O principal ponto de toda essa história, que nem sempre é levado em consideração, é que, quando trabalhamos os animais com técnicas de bem-estar, estamos também garantindo a segurança e reduzindo os riscos de quem faz o manejo desses animais.
Segundo Mateus Paranhos, grande especialista do tema, tratar bem os animais é fundamental porque isto é BOM. Ele ainda ressalta que as propriedades que utilizam essas técnicas visam, além do bem estar do animal, temos uma redução das perdas produtivas, uma melhor qualidade da carne e ampliação das oportunidades comerciais, conquistando mercados mais exigentes.
Quem diz por ai que “existe um custo muito grande fazer isso”, infelizmente está coberto de equívocos. Utilizar essas técnicas não há necessidade de grandes investimentos, o principal ponto para que essa tecnologia dê certo se chama “mão de obra qualificada”. Ou seja, precisamos coloca pessoas que gostem e que tenham habilidade para realizar essas tarefas.
“A promoção do bem estar animal depende de todos nós!”
Durante o Interconf 2018, realizado pela Assocon em Goiânia, foi lançado o manual “Boas Práticas de Manejo – Confinamento” pela JBS. Preocupados com o bem-estar animal, a JBS possuí além da cartilha, uma série de outros materiais que abordam o tema dentro do seu site. Clique aqui e confira tudo isso, permitindo baixar esses conteúdos para serem colocados nos currais e escritórios das propriedades.
Principais pontos abordados dentro do manual:
- Bezerros ao nascimento
- Vacinação
- Embarque
- Transporte
- Identificação
- Curral – Planejamento e construção
- Confinamento
Além do manual, a JBS ainda disponibilizou aos participantes um pôster para ser fixado no curral e bandeiras de manejo para os funcionários conduzirem a boiada.
Ressaltamos ainda a grande importância de todos os envolvidos na cadeia da carne estarem cientes e levarem o tema a sério. Dessa forma iremos alcançar novos mercados e garantir a credibilidade do nosso produto frente aos nossos concorrentes.
Leia também:
- Novas regras para exportação de animais vivos são publicadas
- Manejo racional do gado: onde e como surgiu?
- Docilidade x agressividade: importância de manejo racional do Nelore
- Manejo racional causa impactos sociais e financeiros
A JBS está fazendo o seu papel, mas precisa do apoio de todos para garantir uma carne de qualidade, produzida com bem-estar e sustentabilidade. Faça parte dessa grande mudança na pecuária.