A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) disponibilizou ontem, dia 01, o Beef Report 2022. Confira os detalhes abaixo e acesse o relatório!
A pecuária de corte brasileira é, com certeza, um dos grandes pilares da economia no país. Além disso, o ano de 2021 vai ficar na memória da cadeia da carne bovina, devido aos grandes desafios que foram vivenciados pelo setor. E é justamente para mostrar a realidade do setor que a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) disponibilizou ontem, dia 01, o Beef Report 2022. Confira os detalhes abaixo!
Segundo Antonio Jorge Camardelli, Presidente da Abiec, os resultados que foram divulgados neste relatório dão suporte às projeções de que em 2022, as exportações de carne bovina deverão atingir um novo recorde e alcancem, pela primeira vez, um faturamento de dois dígitos. “Entre os fatores que devem contribuir para esse cenário está a retomada das compras chinesas e a perspectiva de abertura de novos mercados em 2022, a exemplo do Canadá, e outros em negociação como Japão e Coréia do Sul, além da reabilitação de plantas para exportar carnes para a Rússia“.
O compromisso da ABIEC, alinhado com os interesses de suas empresas associadas, é trabalhar para expandir as exportações, reduzindo barreiras comerciais e promovendo a carne brasileira pelo mundo como um produto de qualidade, competitivo e produzido de forma sustentável, lembrou ainda o Presidente Camardelli.
Segundo divulgado pelo Maurício Nogueira, da Athenagro, “o tradicional relatório faz um completo levantamento do perfil da pecuária brasileira e traz uma série de dados e informações sobre os principais aspectos da cadeia produtiva da carne bovina, sendo um importante material de análise e consulta. Temos muito orgulho de contar com a confiança da Abiec para auxiliá-los nessa grande empreitada“, finaliza ele.
Tamanho do rebanho brasileiro
Segundo os dados do relatório, que teve mudança na sua forma de quantificar o rebanho nacional, em 2021 o rebanho brasileiro ficou estimado em 196,47 milhões de cabeças de gado, com um abate de 39,14 milhões de cabeças. Além disso, o volume de carne produzida foi de 9,71 milhões de toneladas carcaça equivalente (TEC).
Segundo que, desse total, 25,51% ou 2,48 milhões TEC foram exportadas, enquanto 7,24 milhões TEC, o equivalente a 74,49% ficaram no mercado interno.
Gráfico – Principais destinos da carne bovina brasileira exportada em 2021 – em volume (toneladas)
Movimentação do setor
“O movimento do agronegócio da pecuária de corte em 2021 foi de R$ 913,14 bilhões. Esse volume inclui todos os negócios e movimentações relacionados à cadeia, incluindo desde valores dos insumos utilizados na pecuária, passando por investimentos em genética, sanidade animal, nutrição, exportações e vendas no mercado interno.
A seguir é possível observar todo o detalhamento desse número, além do histórico que demonstra toda a evolução do PIB da pecuária brasileira.
Nota especial
Até a edição de 2020, a quantidade de cabeças no rebanho brasileiro foi divulgada de acordo com a Pesquisa Pecuária Municipal, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O comportamento do mercado entre 2019 e 2021 comprovou a inviabilidade da presença de um rebanho acima de 215 milhões de cabeças em território brasileiro, situação que já era frequentemente discutida entre os técnicos especializados em pecuária. A partir dos dados oficiais do Brasil e de diversos outros estudos conduzidos pela iniciativa privada, cada vez mais se aceita que o rebanho brasileiro esteja mais próximo dos 175 a 180 milhões de cabeças, oscilando até 190 milhões em alguns meses do ano.
Sendo assim, a partir da edição de 2021, o rebanho brasileiro passa a ser apresentado de acordo com a seguinte metodologia sugerida pela Athenagro Consultoria. Rebanho base censo para o ano de 2017, variando em cabeças por município a partir da Pesquisa Pecuária Municipal (IBGE) e, ainda, considerando 50% do total abatido no mercado fiscalizado (sistemas federal, estadual e municipal), obtido pela Pesquisa Pecuária Trimestral, também do IBGE.
Resumo dos principais destaque do Beef Report 2022
- O movimento do agronegócio da pecuária de corte em 2021, que foi de R$ 913,14 bilhões;
- O volume de carne bovina produzida no Brasil em 2021 foi de 9,71 milhões de toneladas carcaça equivalente (TEC). Desse total, 25,51% ou 2,48 milhões TEC foram exportadas, enquanto 7,24 milhões TEC, o equivalente a 74,49%, ficaram no mercado interno.
- O rebanho brasileiro está estimado em 196,4 milhões de cabeças. Enquanto a área de pastagens chegou a 163,1 milhões de hectares.
- Frigorífico móvel que faz o abate de bovinos na própria fazenda
- Fundos agrícolas já podem ser indicados à calculadora da Receita
- Reforma tributária isenta cesta básica de impostos
- Volta de Trump ao poder deve acirrar concorrência agrícola entre Brasil e EUA
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
“Além disso, o relatório apresenta o levantamento de custos dentro das atividades da pecuária, principais mercados, os principais países produtores e exportadores de carne bovina no mundo, tendências de consumo e uma retrospectiva das projeções da pecuária nacional e de dados referentes à pecuária mundial“, informou Nogueira em sua publicação de divulgação do lançamento do relatório.
Não aceite downloads a partir de sites oportunistas. Prestigie a entidade que proporciona o acesso a essas informações de forma gratuita.
Faça o download através do site da Abiec pelo link: