Expectativa é que ritmo de crescimento diminua em relação a 2023, refletindo colheita mais fraca e abrandamento na economia.
O Banco Mundial projeta que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil crescerá 2% neste ano e 2,2% no próximo, segundo relatório de Perspectivas Econômicas Globais divulgado nesta terça-feira (11). Em abril, a instituição havia previsto expansão de 1,7% em 2024 e 2% em 2025.
A expectativa é que o ritmo de crescimento do PIB diminua, depois do avanço de 2,9% em 2023, refletindo a colheita agrícola mais fraca em 2024 e o abrandamento na economia no segundo semestre do ano anterior.
O Banco Mundial ainda espera novos cortes nas taxas de juros no Brasil à medida que a inflação caminha para a meta do Banco Central, de modo a apoiar o consumo privado e o investimento em 2025. Entretanto, depois de ter sido “amplamente favorável no ano passado”, avalia o Banco Mundial, a política fiscal brasileira pode ser um entrave no crescimento dos próximos dois anos.
Fonte: Estadão Conteúdo
VEJA TAMBÉM:
- Bunge envia à Tailândia 185 mil t de farelo de soja do Brasil rastreado com blockchain
- Diretor do BC diz no G20 que eventos climáticos graves, como o do RS, serão mais frequentes
- Exportação total de carne bovina em maio é a segunda maior da história
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.