
A posição foi publicada após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter sancionado a regulamentação da reforma com vetos sobre isenção a FIIs e Fiagros, na quinta-feira, 16.
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) manifestou discordância com o veto presidencial ao dispositivo da reforma tributária sobre a isenção de tributos aos Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) e aos Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas de Agronegócio (Fiagros). A posição foi publicada após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter sancionado a regulamentação da reforma com vetos, na quinta-feira, 16.
Em nota divulgada nesta sexta-feira, 17, a FPA disse que o veto “tem o potencial de elevar os juros, restringir o crédito e desacelerar setores que são motores do crescimento econômico”. No texto, a FPA afirmou que “trabalhará no Congresso Nacional para derrubar o veto presidencial, garantindo o correto tratamento dos fundos, preservando a inclusão de pequenos investidores e fortalecendo o desenvolvimento econômico sustentável do Brasil”.
No projeto aprovado pelo Congresso, o Artigo 26 elenca alguns itens que não são previstos como contribuintes do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). O 5º parágrafo dizia que os FIIs e os Fiagros são contribuintes no regime regular “caso não obedeçam às regras previstas para isenção do Imposto de Renda sobre os rendimentos recebidos pelos cotistas” ou “estejam sujeitos à tributação aplicável às pessoas jurídicas”.
Já o 6º parágrafo previa que não são contribuintes do IBS e da CBS no regime regular os FIIs e os Fiagros cujas cotas sejam detidas, em mais de 95%, por FII ou Fiagro que não seja contribuinte do IBS e da CBS, por fundo de investimento constituído e destinado, exclusivamente, para acolher recursos de planos de benefícios de Previdência complementar e de planos de seguros de pessoas, regulados e fiscalizados pelos órgãos governamentais competentes, e por entidades de previdência e fundos de pensão no País, regulados e fiscalizados pelos órgãos governamentais competentes.
Na justificativa, o governo alegou que “não há autorização constitucional para que os fundos de investimentos e os fundos patrimoniais não sejam considerados contribuintes do IBS e da CBS”. De acordo com a mensagem presidencial, devem ser eliminadas por arrastamento outros parágrafos e incisos relacionados a esses fundos de investimento no artigo.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Uniformidade dos lotes ajuda a maximizar a produção e a rentabilidade na avicultura
A uniformidade dos lotes de aves de corte é um importante indicador de desempenho produtivo
Continue Reading Uniformidade dos lotes ajuda a maximizar a produção e a rentabilidade na avicultura
Você sabe a diferença entre a carne de gado a pasto e carne de gado confinado ?
Seja gado criado a pasto ou em confinamento, a alimentação do animal tem um impacto direto no aspecto físico e químico, influenciando de forma marcar no sabor da carne.
Continue Reading Você sabe a diferença entre a carne de gado a pasto e carne de gado confinado ?
Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central
O Pix parcelado permitirá que o pagador contraia um crédito para permitir o parcelamento de uma transação
Continue Reading Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central
Tarifaço pode acelerar acordo Mercosul-UE, diz presidente da Apex
A avaliação é do presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana
Continue Reading Tarifaço pode acelerar acordo Mercosul-UE, diz presidente da Apex
Maiores empresas familiares da América Latina; JBS lidera movimentando R$ 73 bilhões ao ano
Relatório internacional destaca o protagonismo de grupos latino-americanos, com o Brasil em destaque entre os principais nomes do ranking global das maiores empresas familiares que têm, na América Latina, a JBS como líder movimentando R$ 73 bilhões ao ano
Ipea: aumento do trabalho informal está ligado à baixa fiscalização
Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) relaciona a taxa elevada de trabalho informal no país com a queda da capacidade do Estado de garantir o cumprimento da legislação trabalhista
Continue Reading Ipea: aumento do trabalho informal está ligado à baixa fiscalização