A Bahia Farm Show foi oficialmente inaugurada nesta segunda-feira (10), marcando o início de uma das maiores feiras agrícolas do Brasil, especialmente destacada no Norte-Nordeste.
O evento acontece em Luís Eduardo Magalhães, um dos polos agropecuários do Brasil, e se estenderá de 11 a 15 de junho, apresentando o que há de mais moderno em tecnologia agrícola. A feira espera atrair cerca de 100 mil visitantes, que terão acesso a mais de mil marcas de 434 empresas expositoras em um espaço de 262 mil metros quadrados.
A 18ª edição da Bahia Farm Show, a maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte e Nordeste, promete ser a mais marcante até agora, com significativas melhorias na infraestrutura e na programação. A abertura oficial será nesta terça-feira (11), iniciando com uma missa solene às 7h30 e seguida pela abertura dos portões ao público.
Uma das grandes novidades deste ano é a inauguração de uma capela no centro do complexo, simbolizando o início das atividades da feira. Os visitantes poderão explorar a área gratuitamente até o meio-dia. A partir das 12h, no auditório da sede da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), será lançado o Plano ABC+ Bahia (2020-2030) e ocorrerá o Fórum de Abertura, focado no “Uso e Monitoramento do Aquífero Urucuia para uma melhor gestão das águas”.
Durante os cinco dias de evento, a feira contará com a presença de pequenos produtores e associações de diversas regiões do estado, oferecendo uma ampla gama de produtos como mel, doces, geleias, cafés especiais, derivados lácteos, frutas desidratadas, cervejas artesanais e chocolates. Este ano, um destaque especial é o restaurante do Empório da Agricultura Familiar, que trará um cardápio elaborado com pratos tradicionais da culinária do campo. Participarão 32 empreendimentos do oeste da Bahia e mais de 80 cooperativas associadas à União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes-Bahia).
Para acomodar o aumento esperado de visitantes, a infraestrutura da feira foi ampliada em 9%, com grande parte desse aumento destinada ao estacionamento, que agora conta com mil vagas. Além disso, houve expansão no espaço dos banheiros e melhorias nas redes elétrica e de comunicação, garantindo segurança e comodidade para todos. A área total da feira, de 262 mil metros quadrados, abrigará 434 empresas que vão expor mais de mil marcas, distribuídas em áreas externas e três galpões cobertos.
A Bahia Farm Show oferece segurança 24 horas, atendimento médico, sistema de internet e som interno, além de um ingresso digital que facilita o acesso sem filas. Os visitantes terão a oportunidade de conferir as últimas inovações em máquinas, veículos, implementos agrícolas, tecnologias de irrigação, drones, softwares e estruturas como silos e armazéns.
Odacil Ranzi, presidente da Bahia Farm Show, estima que mais de 100 mil pessoas visitarão a feira nos próximos cinco dias.
“Estamos preparando o espaço para proporcionar a melhor experiência para todos, seja para fechar bons negócios, assistir a palestras, conferir as tecnologias do setor agrícola ou simplesmente passar um tempo de lazer entre familiares e amigos. Todos estão convidados para conhecer em um só lugar o que há de melhor no mundo do agronegócio”, afirma Ranzi.
Durante a feira, haverá leilões de gado de corte e leite, demonstrações de produtos, palestras, oficinas, treinamentos e um espaço destinado à comercialização de produtos da agricultura familiar. Com uma programação rica e diversificada, a Bahia Farm Show reafirma seu compromisso com o desenvolvimento agrícola e a inovação tecnológica, consolidando-se como um evento imperdível para todos os envolvidos no setor.
Ao declarar aberta a 18ª edição da feira, Odacil Ranzi, presidente da Bahia Farm Show e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), expressou seu orgulho em receber o público. “A feira se fortalece graças às pessoas, às parcerias e, claro, ao agronegócio. Falar sobre a Bahia Farm Show é falar sobre a agricultura no Oeste da Bahia. Hoje, a Bahia é um dos estados que mais aplicam tecnologia agrícola. Nesse meu último ano como presidente, a sensação é de dever cumprido, de ter deixado uma Bahia Farm ainda mais fortalecida para os que virão. E que esta edição seja marcada por bons negócios. Que vocês, expositores, possam comemorar a consolidação de boas vendas e a prospecção de novos clientes”, afirmou.
Representando o Governo do Estado, o secretário de agricultura, Wallison Tum, parabenizou os produtores rurais pela organização da Bahia Farm Show e pela consolidação da feira, que tanto contribuiu para o desenvolvimento socioeconômico da Bahia. “Temos um potencial enorme de ser o maior celeiro do mundo e sabemos que isso envolve políticas públicas. Estamos empenhados em apoiar as condições necessárias para que os agricultores possam continuar produzindo e apoiando o desenvolvimento do estado”. Durante a solenidade, os representantes dos patrocinadores do evento – Banco Original, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Desenbahia, Governo da Bahia, Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, Santander, Sicredi e Sicoob, Senar/FAEB e WP Agro Empresarial – falaram das expectativas para a 18ª edição da Bahia Farm Show.
O senador gaúcho, Irineu Orth, presente à solenidade, destacou o sucesso do agronegócio brasileiro e a solidariedade do povo brasileiro diante das enchentes no Rio Grande do Sul. “A união do povo do Brasil é impressionante. Vamos precisar dessa união para ajudar a reconstruir o nosso estado e os produtores rurais e o setor agrícola serão fundamentais nesse processo”. O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá, reforçou os esforços em educação para que as futuras gerações continuem progredindo, preocupados com a sucessão familiar e a continuidade do desenvolvimento do setor agrícola.
A abertura da feira homenageou o produtor rural Hélio Hopp por sua contribuição ao desenvolvimento do agronegócio regional e seu trabalho junto à diretoria da Aiba em projetos estratégicos para o setor agrícola. Hélio, natural de Passo Fundo (RS), chegou na Bahia em 1978 e participou ativamente do desenvolvimento do Oeste baiano, contribuindo através de seu trabalho, conhecimento e dedicação. Após a solenidade, os produtores rurais inauguraram um painel com a lista dos produtores rurais já homenageados nas edições da Bahia Farm Show.
Programação
Na terça-feira (11), uma missa solene, às 7h30, abrirá as atividades da Bahia Farm Show, com a inauguração da capela na área central do complexo. Os portões ficarão abertos para acesso gratuito até o meio-dia. Às 9h, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, visitará os estandes da feira, participará do lançamento da pedra fundamental da nova sede e do Centro de Análise de Fibras da Abapa às 11h, e lançará o Plano ABC+ Bahia (2020-2030) ao meio-dia, no estande do Governo do Estado. O tradicional Fórum de Abertura começará às 16h, com o tema “Uso e Monitoramento do Aquífero Urucuia para uma melhor gestão das águas”. O primeiro dia de evento seguirá com visitas, palestras e rodadas de negócios até às 19h. A Bahia Farm Show continuará diariamente até sábado (15), com a programação oficial disponível no site: Bahia Farm Show.
Bilheteria – Para garantir o ingresso antecipado e conferir as novidades em tecnologia agrícola, acesse o site oficial Bahia Farm Show ou Wiesoo.
Veja mais detalhes:
VEJA TAMBÉM:
- Javali aparece sendo devorado por predador no Brasil
- Conheça as raças suínas mais utilizadas no Brasil
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.