A produtividade média sofreu leve queda e ficou em 325,45 arrobas de algodão por hectare; Bahia é o segundo principal produtor da pluma.
A colheita de algodão na safra 2023/2024 terminou na Bahia, o segundo maior produtor da pluma no país. A produtividade média foi de 325,45 arrobas de algodão em caroço por hectare, levemente inferior à safra anterior, de 330,8 arrobas por hectare.
Mesmo assim, o resultado ficou acima das expectativas, na avaliação do presidente da segundo a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Luiz Carlos Bergamaschi.
“No início da semeadura, enfrentamos chuvas irregulares devido ao fenômeno El Niño, o que trouxe incertezas. Contudo, com a regularização das chuvas nos meses seguintes, o desenvolvimento da cultura foi favorecido. Nossa expectativa inicial era de 312 arrobas por hectare nas áreas de sequeiro, mas alcançamos 316 arrobas por hectare, além de 348 arrobas por hectare nas áreas irrigadas. Esses resultados são fruto das boas práticas adotadas pelos produtores, garantindo a qualidade do algodão baiano”, avaliou em nota.
A região Oeste do estado teve um incremento de 10,7% nas lavouras e somou 312,5 mil hectares. Essa área representa 98% do total cultivado no estado, que chega a 345.431 hectares.
Para a próxima safra, a Abapa estima crescimento de 10,5%, resultando em 380 mil hectares de cultivo. Do total da fibra colhida nesta safra, cerca de 75% já passaram pelo beneficiamento, e aproximadamente 70% foram analisadas no Centro de Análise de Fibras da Abapa.
Vazio sanitário na Bahia vai até 20 de novembro
Atualmente, a Bahia está no período de entressafra e os produtores se concentram nas atividades para controle de pragas, como o bicudo-do-algodoeiro.
Durante o vazio sanitário que começou no dia 20 de setembro e se estende até 20 de novembro, é preciso eliminar os restos culturais e plantas tigueras nas áreas de rotação com algodão, soja, milho e outras culturas. As diretrizes são da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).
Produção de algodão no Brasil
A produção brasileira de algodão na safra 2023/2024 soma 3,68 milhões de toneladas, segundo a Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa).
O Mato Grosso segue na liderança de produção, com 2,67 milhões de toneladas de algodão em pluma. Em seguida estão a Bahia, com 679,8 mil toneladas; e Mato Grosso do Sul, com 66,6 mil toneladas.
Fonte: Agro Estadão
VEJA TAMBÉM:
- Mapa atinge marca histórica com 200 novos mercados para o agro brasileiro em 20 meses
- Tristeza Parasitária Bovina tem potencial para afetar 75% dos animais jovens no Brasil
- Calendário de pesagem da 4ª Prova de Ganho de Peso do Nelore TO, em Silvanópolis (TO)
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.