Cotegipe abriga o maior programa de avaliação e melhoramento genético de pecuária no Estado da Bahia; Fazenda Nova Terra realiza venda permanente de touros Nelore CEIP
Atendendo aos anseios da pecuária nacional por animais qualificados à elevação dos índices produtivos em rebanhos de gado de corte, a Agropecuária Jacarezinho – hoje considerada a maior fornecedora de touros do Brasil, segundo o Ranking TOP 100 – promove ofertas permanentes de reprodutores Nelore certificados pelo Ministério da Agricultura em suas principais unidades. Uma delas é a Fazenda Nova Terra.
Distribuída pelos municípios de Cotegipe e Wanderley, no Estado da Bahia, a propriedade que responde por 33% da produção anual de touros da Agropecuária Jacarezinho – algo em torno de 830 cabeças – apartou reprodutores Nelore CEIP da safra de 2020, todos eles geneotipados e com exame andrológico positivo. “Já recebemos visitas de pecuaristas de vários estados, sinalizando grande procura por touros geneticamente superiores”, pontua Everton Santos, Gerente da Fazenda Nova Terra.
Localizada em uma região extremamente desafiadora, onde costuma chover apenas 700 milímetros por ano, o gado selecionado na Fazenda Nova Terra apresenta rusticidade e conversão alimentar singulares. “Mesmo sob essas condições, os touros quase não perdem escore corporal ao final do serviço e seus bezerros ganham muito peso à desmama”, comenta Everton.
Fazenda-modelo na Bahia
A venda permanente de touros em Cotegipe e Wanderley oferece oportunidade para que os pecuaristas da região tenham acesso a um trabalho de referência na pecuária brasileira. A fazenda possui uma extensão de 46,2 mil hectares, dos quais 22,5 mil são destinados ao pastejo, 12 mil às áreas de Reserva Legal e outros 11 mil são de floresta nativa.
O rebanho total computa 22 mil animais criados e recriados a pasto, com fornecimento de suplementação mineral e volumoso em períodos críticos do ano. Tanto os machos quanto as fêmeas reprovadas no programa de seleção genética instituído pela Agropecuária Jacarezinho (AJ) são destinados a um confinamento com capacidade estática para 4.000 cabeças e, posteriormente, comercializados como boi gordo.
Recentemente, a Fazenda Nova Terra iniciou um projeto que envolve a implantação de 23 pivôs de irrigação numa área de 2.300 hectares, com capacidade de produção estimada em 8.500 toneladas de forragem por hectare/ano, além da produção de grãos. “O primeiro pivô já foi instalado e estamos avaliando possíveis vantagens em economia de recursos [água e energia], com irrigação por gotejamento”, revela Everton, ressaltando que o investimento potencializará as atividades agrícolas e pecuárias da fazenda.
Também é referência em reprodução animal, com experimentos inovadores conduzidos por dois renomados pesquisadores na área: Pietro Baruselli, da Faculdade de Medicina Veterinária da USP (FMVZ/USP), e José Luiz Moraes Vasconcelos, o Professor Zequinha, da UNESP-Botucatu/SP, ambos consultores da Jacarezinho. Os estudos mais recentes envolvem a aspiração de oócitos de novilhas de seis meses de idade e os fatores que influenciam a indução de ciclicidade em bezerras de 12 a 14 meses, comprovando a eficiência da genética AJ para precocidade sexual.
Genética eficiente
Os reprodutores Nelore CEIP da Jacarezinho corrigem falhas ainda comuns nos rebanhos comerciais, como a ocorrência de partos distócicos ocasionados por bezerros grandes ao nascimento, ineficiência em ganho de peso, falta de padrão e precocidade de carcaça, além de vacas que apresentam problemas de fertilidade.
“A precocidade sexual é um dos pontos-chave em nosso programa de seleção. As filhas de nossos touros são ideais à reposição de matrizes ao expressarem cio mais cedo, por volta de 14 meses, e continuarem ciclando dali em diante”, pontua Lucas Motta, gerente comercial da Agropecuária Jacarezinho.
Todo o plantel AJ é assistido pelo programa da CIA de Melhoramento, responsável por mensurar as diferenças esperadas na progênie (DEPs) para peso, fertilidade, conformação e demais características produtivas; além da emissão do CEIP – Certificado Especial de Identificação e Produção, concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento aos 30% melhores animais, a cada nova safra.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.