‘Touraço’ e ‘raçudo’ sempre foram os atributos mais usados pelos amantes da raça quando o assunto era o raçador Badejo FIV GC da SL; muitos criadores consideram o melhor Nelore Pintado de Preto de todos os tempos
O Nelore Pintado perdeu um de seus grandes raçadores, a Fazenda São Lourenço, localizada em Amambaí no Mato Grosso do Sul, do criador Geraldo de Souza Carvalho Junior, acaba de anunciar o falecimento do touro Badejo FIV GC da SL. A fazenda dedica-se há muitos anos à criação e seleção de animais puros de origem (PO) de Nelore Pintado, Nelore Padrão e Nelore Mocho. Reprodutor era um dos mais belos animais já produzidos pela raça no país, tanto que seus filhos, netos e bisnetos se destacam em muitos criatórios.
“A pecuária brasileira perde um dos maiores raçadores Nelore Pintado de todos os tempos. Morreu nesta terça-feira (05), aos 12 anos de idade, o reprodutor Badejo FIV GC da SL. De criação da Fazenda São Lourenço, o raçador foi um dos genearcas que mais contribuíram para o melhoramento genético do Nelore Pintado da modernidade. Recordista em venda de sêmen deixa um legado com seus filhos, netos e bisnetos” – publicou a Fazenda São Lourenço nas redes sociais.
Badejo FIV GC da SL (RGD: GSCA23) nasceu há 12 anos, em 23/01/2012 na Fazenda São Lourenço, era considerado por muitos criadores como o melhor Nelore Pintado de Preto de todos os tempos. O touro é filho do Taju de Garça (que é filho do Ludy e neto do Gim de Garça) na Fillah L. Cançado, matriz adquirida para ajudar a formar base de rebanho da Fazenda São Lourenço e que é fechada no emprego de seleção da Fazenda Café, um trabalho de 70 anos de seleção dentro do Nelore Pintado iniciado por Walmir Lopes Cançado. Essa composição de pedigree demonstra também toda a consistência genética desse reprodutor.
Segundo o especialista Leandro Souza, da página Acervo Nelore, o raçador é um divisor de águas dentro do Nelore Pintado, e é impossível falar da raça sem citar esse importante reprodutor que se destacou como um importante pai de touros e matrizes, sendo sem dúvida alguma, um dos principais avôs maternos da raça.
Reprodutor que se destaca por suas qualidades individuais, mas principalmente por sua progênie. Seus filhos e filhas vêm se mostrando como importantes indivíduos dentro do Nelore Pintado. MIL FIV GC DA SL e JIPE FIV GC DA SL são exemplos de filhos do Badejo que já vem consagrando também suas progênies.
Faixa FIV GC da SL, Júlia Roberts FIV GC da SL, Júlia FIV GC da SL e Gravata FIV GC da SL são exemplos de matrizes que comprovam o quanto Badejo é importante como avô materno. Todas doadoras consagradas em suas produções. E também tem uma nova leva de jovens matrizes chegando aí, como MADAME FIV GC DA SL, um dos grandes destaques do Pintado Brasil 2023.
Leandro destaca também que durante a última Expozebu, em 2023, foi registrada a presença de animais que trazem o sangue desse genearca do Nelore Pintado:
- PRECIOSA ZEUS, filha do Badejo e a Terceira Melhor Novilha Menor da raça;
- NEON FIV GC DA SL, neto materno do Badejo foi o Campeão Júnior Menor.
“Durante o Leilão Pintado Fest 2023, foi ofertado um lote de aspiração de oito filhas do Badejo FIV GC da SL, que foi altamente valorizado, demonstrando a confiança que os criadores têm na produção desse reprodutor. A MADAME FIV GC DA SL, por exemplo, foi valorizada em mais de 1,2 milhão de reais” – nos revelou Leandro.
Victor Siqueira, titular da Fazenda Santa Rita localizada no município de Mira Estrela, no interior de São Paulo, nos disse que Badejo foi um dos principais raçadores do Nelore Pintado, contribuiu demais no melhoramento genético da raça, aliando uma carcaça excepcional e uma pintura exuberante que são os 2 pontos principais e o objetivo de qualquer criador. “Considero uma perda significativa, e por sorte, a nossa principal doadora carrega o sangue dele por parte materna. Parabenizamos a Fazenda São Lourenço por essa contribuição na raça e sentimos muito pela sua perda” – lamentou Siqueira.
“É com tristeza que recebemos a notícia da morte do grande raçador Badejo FIV GC da SL, touro este que foi usado amplamente em nossa base genética, o qual nos trouxe animais belíssimos e proporcionou a melhora do nosso rebanho! Um touro que marcou história ajudou muito no desenvolvimento do Nelore variedade de pelagem preta e será sempre lembrado pelos fãs do Nelore Pintado.” – lamentaram Donivan Silveira e Luan Silveira da Nelore Pintado 3 de Ouro, de Itajá, Goiás.
Fazenda São Lourenço – Nelore Pintado
A seleção de Nelore Pintado se deu início com o patriarca Geraldo de Souza Carvalho Junior, que já era criador de Nelore. Os primeiros animais pintados de vermelho foram adquiridos, há mais de 20 anos, na Fazenda Santa Maria do Apa, no Mato Grosso do Sul, de propriedade do criador Hélio Corrêa de Assunção. Hoje os responsáveis pela gestão do criatório são seus três filhos, Fernando, Geraldo e Roberto Carvalho.
Com a experiência adquirida na seleção do Nelore padrão, a São Lourenço foi aprimorando e multiplicando a genética dos animais pintados. “Assim como no Nelore, a busca tem sido por exemplares produtivos, sempre priorizando características funcionais e raciais, mas aliando à beleza da pelagem. Todo o rebanho é avaliado por dois programas de melhoramento, que são o PMGZ e o Geneplus/Embrapa. Com base nos resultados das avaliações genéticas e fenotípicas, estamos obtendo desempenho similar ao Nelore padrão, em relação ao ganho de peso, rendimento de carcaça e outras características”, informa Fernando Carvalho.
Apostando em tecnologias como FIV e inseminação artificial para multiplicar a genética selecionada, a fazenda tem mais de 20 touros em centrais. “Estamos contribuindo para o melhoramento da raça, que a cada ano atrai novos investidores por conta de sua grande eficiência e valorização”, acrescenta o criador.
Momento do Nelore Pintado no Brasil
O Nelore Pintado se tornou uma das raças que mais crescem no Brasil, por ser uma raça zebuína, da família do Nelore convencional, tem a vantagem de possuir uma pelagem exuberante, exótica, o que torna cada animal único, exclusivo. Importante ressaltar que o Nelore é rico em variação de cores, inclusive o Compre Rural já produziu um artigo para falar de todas as variedades de cores do Nelore.
Segundo dados fornecidos pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) ao Compre Rural , os registros de nascimento (RGN) em 2022 foram de 5.801 animais, enquanto em 2023 foram 7.851 animais registrados, um crescimento de quase 26%. Já nos registros definitivos (RGD), foram 3.755 animais registrados em 2022, enquanto em 2023 foram 4.529, um crescimento de 17%.
BADEJO FIV GC DA SL deixa seu nome eternizado na história, sendo um importante marco na história do Nelore Pintado e na história da pecuária brasileira, ajudando a difundir a raça pelo Brasil.
Colaborou na produção do conteúdo, Leandro Souza, da Acervo Nelore.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.