
Índice é o quarto da bolsa ligado ao agronegócio; 3 deles foram lançados este ano. É o resultado de uma carteira teórica de contratos futuros de Boi Gordo.
A B3 anuncia hoje o lançamento de mais um índice ligado ao agronegócio. O Índice Futuro de Boi Gordo B3 (IFBOI B3) é o resultado de uma carteira teórica de contratos futuros de Boi Gordo (BGI).
O objetivo do Índice Futuro de Boi Gordo B3 é ser o indicador de retorno de uma carteira teórica composta pelo primeiro vencimento do contrato futuro de Boi Gordo (BGI) com rolagem mensal.
Os contratos futuros são utilizados pelo mercado para travar o preço de uma commodity numa determinada data, protegendo-se de oscilações que possam comprometer sua produção nesse período.
“O Brasil é um dos principais exportadores de carne bovina do mundo e o contrato futuro do boi gordo é um importante instrumento oferecido pela B3. O novo índice dá ao mercado a possibilidade de criar produtos como ETFs e outros fundos que aproximem o investidor deste importante setor da economia”, afirma o gerente de Índices da B3, Henio Scheidt.
Para efeito de comparação, a B3 calculou o retorno do índice desde 2017 até setembro deste ano. O retorno anualizado, ou seja, a taxa de crescimento ao ano, se considerado todo o período do cálculo, foi de 24,88%, ficando 3,88 pontos percentuais acima do Índice de Commodities Brasil (ICB B3).
Metodologia
O índice será baseado no primeiro vencimento do contrato futuro de Boi Gordo e adotará um critério de rolagem entre os meses do contrato. Sendo assim, durante o período de cinco pregões consecutivos, entre o 9° e 5° dia útil antes do vencimento do contrato vigente, será criada uma cesta, onde o preço do índice será uma média ponderada entre a variação do preço do contrato vigente e o preço do contrato com vencimento imediatamente subsequente.
- Maior fazenda leiteira do Brasil produz 106.000 litros de leite por dia; Vídeo
- Recria na fase de baixa da pecuária DÁ LUCRO?
- Dieta do grão inteiro como estratégia para lucro alto em confinamento
- Brasileiros fazem dobradinha no pódio da PBR na disputa pelo título de melhor cowboy do mundo
- Atvos, do Mubadala, está interessada em três usinas da Raízen, dizem fontes
O índice é calculado sempre ao final do dia e divulgado no site da B3, na página que reúne também outros índices viabilizados por meio da plataforma Índices on Demand, que confere maior agilidade na criação de novos índices. Os outros índices agro da B3 são o Índice de Commodities Brasil B3 (ICB B3), o Índice Agronegócio B3 (IAGRO B3) e o Índice Futuro de Milho B3 (IFMILHO B3). Os dois últimos, assim como o IFBOI, foram lançados em 2022.
Fonte: B3
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.