Celebrando setenta anos da criação da raça no Brasil, machos da raça Canchim passam por novos manejos durante prova de avaliação no Instituto de Zootecnia em Sertãozinho
Foi dado continuidade aos trabalhos de mais uma edição da Avaliação de Desempenho/Teste de Eficiência Alimentar (PCAD-TEA NACIONAL 2022) da raça Canchim, uma parceria entre a Associação Brasileira de Criadores de Canchim (ABCCAN), Embrapa Sudeste e Instituto de Zootecnia (IZ), em Sertãozinho. Comprovadamente a prova mais importante da raça no país, onde são selecionados os futuros raçadores do Canchim.
Entre as avaliações que serão feitas está o Teste de Eficiência Alimentar (TEA), já realizado por quatro anos consecutivos, e contará com a participação de cerca de 50 animais, oriundos de 8 criatórios, de diversos estados do Brasil.
No último dia 17 de agosto, os exemplares passaram pela pesagem inicial e avaliação de temperamento com os scores de reatividade. Outro dado importante coletado foram as biometrias testiculares, onde são medidos a altura e largura dos testículos e perímetro escrotal. Através destes dados é possível calcular a diferença, forma e volume testicular de cada animal da prova.
O responsável pela coleta das biometrias testiculares é Athos Pastore, da Androvet – Pecuária com Ciência, ele salienta que em posse dessas medidas é possível verificar a evolução e se o formato muda ou não durante a prova. “Tanto o perímetro, aferido na maioria das provas de desempenho de bovinos, quanto o volume são medidas essenciais para avaliar a condição reprodutiva dos animais participantes da prova“.
Os escores morfológicos e o padrão racial serão avaliados por dois técnicos indicados pela ABCCAN, sob coordenação da Presidente do CDT. A avaliação de temperamento será realizada a cada pesagem. Ao final do período de teste cada animal será comparado, dentro do seu grupo, com o padrão de comportamento geral, sendo classificado como mais ou menos reativo em relação a esse padrão geral.
Ao final do período de teste, totalizando 100 dias, cada animal participante terá calculados pelo IZ:
- Ganho médio diário durante o teste (GMD);
- Consumo de matéria seca (CMS) durante o teste;
- Peso metabólico no meio do teste; e
- Consumo alimentar residual (CAR).
A prova é de âmbito nacional, avalia diferentes quesitos, como ganho de peso diário, ganho de peso total, morfologia, área de olho de lombo, gordura subcutânea, área escrotal entre outros. Os animais ao final da prova serão classificados em 5 categorias, a saber – Elite, Superior Plus, Superior, Cruzador e Inferior. Ao longo dos últimos 12 anos a associação já avaliou mais de 1.000 touros da raça.
A raça Canchim é considerada o precoce brasileiro, uma das raças mais indicadas na hora de fazer o cruzamento industrial. As provas de avaliação de desempenho e eficiência alimentar são as principais ferramentas de seleção e aprimoramento genético da Raça Canchim.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.