Auroque: conheça os ancestrais dos bovinos

O Auroque habitou o norte da África, no Vale do rio Nilo, o gado foi criado pelos egípcios. Foi criado também às margens do mar Cáspio, no Irã.

O gado Auroque surgiu na Ásia, e migrou para a Europa há 320 mil anos atrás, antes mesmo do início da migração humana para o continente. Há 80 mil anos, o Auroque passou a habitar os estepes e pradarias da Europa, mas apenas há 8 mil anos, o boi primitivo foi domesticado pelo homem. O auroque, também urus, ure (Bos primigenius), é um tipo extinto de grandes gado selvagem que habitaram a Europa, Ásia e norte da África. É o antepassado do gado doméstico. As espécies sobreviveram na Europa até os últimos auroques gravados morreu na Floresta Jaktorów, a Polónia em 1627. O antigo auroque alcançava uma altura de cerca de 1,8 metro e comprimento de cerca de 3 metros. Cada um dos seus dois chifres podia ter mais de 75 centímetros de comprimento.

auroque pintura rupestre
Pinturas rupestres acusam seu uso pelos nossos ancestrais

O auroque, no entanto, jamais viria a ser domesticado, e, após milénios sofrendo com a caça, o último indivíduo morreu em 1627, na floresta de Jaktorowka, na Polónia. Recentemente, tem-se discutido a separação do auroque como variedade distinta do boi doméstico, visto que estudos genéticos sugerem que pertenceram ambos à mesma espécie (Bos taurus), sendo, assim, o auroque seria a raça mais antiga de gado bovino.

Hoje em dia sabemos que Bos primigenius e Bos taurus pertencem à mesma espécie, por isso, estar em conformidade com o Código da Comissão Internacional de Nomenclatura Zoológica foi o nome científico das auroques Bos primigenius mudado para o nome dado por Lineu Bos taurus por Wilson e Reeder em 1993. Alguns cientistas tiveram críticas sobre essa alteração do nome científico da auroques. Eles queriam que seria feita uma exceção para animais domesticados.

Os auroques era muito maiores do que as vacas de agora. Antigamente as pessoas pensavam que a altura de um touro auroque foi de aproximadamente 2 metros e que de uma vaca de 1,8 metro (Herre, 1953). Agora, os cientistas têm calculado com base no comprimento do úmero (osso da perna superior) que a altura do ombro de um touro auroques provavelmente variou entre 160 e 180 cm, e que a de uma vaca auroque cerca de 150 cm. A cor aurochs touros casaco era preto-marrom com uma pequena tarja enguia luz. A cor da vaca era apenas como o marrom avermelhado bezerros cor.

O touro, bem como a vaca provavelmente tinha uma zona de luz ao redor do focinho. O auroque chifres foram apontados para a frente e estavam curvados para dentro. Embora a forma do corno foi muito característico para o auroque, houve alguma variação no comprimento, a espessura, curvatura, e a posição em relação à sua testa. O úbere da vaca auroque era pequeno e pouco visível. (Van Vuure, 2003)

Extinção do Auroque

Os antigos romanos fizeram grandes esforços para capturar e animais selvagens de transporte (incluindo o auroque) para Roma e outras cidades para serem usados em lutas de arena. Isso suspeitar que o auroque os auroques extinguiram-se na Itália em torno do início de nossa era. Na Dinamarca, o auroque desapareceu primeiro nas ilhas, nomeadamente em cerca de 5500 aC.

Em Jutland, a parte continental da Dinamarca, o auroque extinguiram-se em torno do nascimento de Cristo. Na Holanda, há restos de o auroque são conhecidos nessa data após o período dos antigos romanos (depois de 400 aC). Na Bélgica ter ocorrido auroques, mas uma visão sistemática nacional do auroque achados ainda está ausente. Na França Charlemagne caçado por exemplo, em 802 AD em um auroque ‘com chifres gigantes’. Possivelmente auroques veio ainda para a França por um longo tempo da Alemanha e da Suíça, onde o auroque ainda foi relatado em 1000 AD.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM