Segundo os números da pesquisa, a maior taxa de prenhez (24%) é apresentada quando o manejo reprodutivo é feito de forma semanal.
O aumento gradativo da taxa de prenhez de uma vaca pode representar um crescimento de produtividade de até mil litros de leite por ano para o produtor rural. Esse e muitos outros dados foram compilados na pesquisa do programa Concept Plus, realizada pela Alta, líder no mercado de melhoramento genético bovino.
Segundo os números da pesquisa, a maior taxa de prenhez (24%) é apresentada quando o manejo reprodutivo é feito de forma semanal. Quando é feito quinzenalmente cai para 21%, já quando é mensal o número não ultrapassa 18%.
“Aumentar até mil litros de leite por ano, significa muito mais dinheiro para o bolso do produtor. A conta fica ainda melhor quando é feita a multiplicação pelo número de vacas do rebanho” comenta o Gerente Técnico de Leite da Alta, Tiago Ferreira.
Trata-se de uma oportunidade para produtores de todo o Brasil, que podem aumentar seus lucros a partir de uma pequena mudança, é o que afirma Ferreira. “Inseminar ajuda a aumentar e muito a rentabilidade no rebanho, e o melhor, é algo que pode ser implementado facilmente. Não é preciso nenhuma grande mudança para fazer essa virada acontecer”, explica.
Os números da pesquisa foram coletados a partir da análise de dados de 587 fazendas, localizadas em nove Estados brasileiros. Mais de 210 mil animais, entre vacas e novilhas foram alvos do estudo que teve início em 1º de julho de 2022 e foi finalizado em 30 de junho de 2023.
Fonte: www.altagenetics.com.br
VEJA TAMBÉM:
- Lula sanciona orçamento de 2024, mas veta calendário de emendas
- Gado Cholistani do Paquistão: Uma raça adaptada e valiosa; vídeo
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.