Auditores fiscais intensificam combate a sonegação nas operações com gado bovino no TO

As ações incluem a fiscalização de propriedades rurais, a verificação dos documentos fiscais que acompanham os animais e, quando necessário, a apreensão de gado irregular.

Auditores fiscais da região norte do estado estão intensificando suas ações para combater a evasão fiscal e garantir que o ICMS seja devidamente recolhido aos cofres públicos, além de coibir a prática de concorrência desleal.

Diversas operações estão em andamento, com destaque para as realizadas na última sexta-feira (05/07), quando caminhões transportando gado com documentação irregular foram abordados na região do Porto da Balsa, em Tocantinópolis.

Quais são as melhores raças de gado de corte?

As ações incluem a fiscalização de propriedades rurais, a verificação dos documentos fiscais que acompanham os animais e, quando necessário, a apreensão de gado irregular. Em alguns casos, os proprietários das fazendas também podem ser autuados e multados.

De acordo com o presidente do Sindifiscal, José Rogério Jatobá, as atividades dos auditores fiscais são essenciais para garantir a justiça fiscal, combater crimes e assegurar que o Estado disponha de recursos financeiros para áreas como educação, saúde, segurança pública e outras necessidades essenciais.

Além disso, as ações contribuem para assegurar a qualidade dos produtos de origem animal e a saúde pública, uma vez que a regularidade das operações garante a procedência dos animais, bem como a observância das vacinas e de outras medidas sanitárias.

Os auditores informaram ainda que as operações de combate à sonegação fiscal resultaram na apreensão de animais e na cobrança do ICMS que poderia ser desviado dos cofres estaduais. As ações continuarão por tempo indeterminado, visando fortalecer o cumprimento das obrigações fiscais e sanitárias na região.

Fonte: AF Notícias

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM