
Levantamento da AgRural mostra que, até quinta-feira (04), 4% da área cultivada com soja no país estava colhida, contra 2% uma semana antes e 16% um ano atrás.
O tempo mais firme em parte do Centro-Oeste do Brasil permitiu que a colheita da safra 2020/21 evoluísse com ritmo um pouco melhor na semana passada. Levantamento da AgRural mostra que, até quinta-feira (04), 4% da área cultivada com soja no país estava colhida, contra 2% uma semana antes e 16% um ano atrás. Mesmo assim, o índice colhido segue como o menor para esta época do ano desde a temporada 2010/11.
Qualidade
No Sul, as chuvas da semana passada favoreceram o desenvolvimento das lavouras do Rio Grande do Sul. Mas, ainda que um pouco menos volumosas e constantes, as precipitações ainda dificultaram o avanço da colheita nas poucas áreas do Paraná e de Santa Catarina que já estão prontas. Os problemas de qualidade continuam, mas por enquanto seguem restritos a talhões localizados semeados em setembro. O tempo mais seco previsto para os próximos dias deve favorecer a perda de umidade e o avanço da colheita.
- Pupy, elefante africana que vivia na Argentina, chega ao Brasil
- Impacto da rastreabilidade bovina no Pará
- Gigante investe R$ 60 milhões e inaugura 1ª fábrica de colágeno de tilápia nas Américas
- Maior salto em altura a cavalo – 2,47m – completa quase um século sem ser batido
- Produtor faz BO contra Gigante do Agro após acusação de “soja ruim”
Falta de chuva
No outro extremo, as chuvas abaixo do normal registradas até semana passada inspiram cuidado em pontos de Minas Gerais, Goiás e do Matopiba. Mas há bons volumes previstos.
Safrinha de milho
Com poucas áreas de soja já prontas para a colheita e os produtores de Mato Grosso ainda focados na semeadura do algodão, que também está atrasada, o plantio da segunda safra de milho chegou na quinta-feira (04) a 3,4% da área prevista para o Centro-Sul do Brasil, mantendo atraso considerável em relação aos 23% de um ano antes.
Fonte: AgRural