
Instabilidades avançam pelo Brasil e provocam temporais em várias regiões, aponta Climatempo
Após um fim de semana marcado por chuvas intensas no Sudeste, principalmente no Rio de Janeiro, o cenário meteorológico volta a chamar atenção, agora com foco no Sul do país. A atuação conjunta de uma frente fria, da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e de uma área de baixa pressão atmosférica tem sido responsável por intensificar os volumes de chuva em diferentes estados brasileiros.
Segundo a Climatempo, essas instabilidades continuam influenciando o clima nesta terça-feira (8), promovendo condições para novos temporais, especialmente em áreas do Sul e do Norte do país.
Sul sob alerta
O Rio Grande do Sul e Santa Catarina seguem em estado de atenção, com previsão de chuva forte, principalmente nas regiões norte e leste gaúchas, incluindo a Grande Porto Alegre. A madrugada e o início da manhã devem concentrar os maiores acumulados. No Paraná, o risco de pancadas intensas também é elevado, com possibilidade de trovoadas em cidades como Curitiba e Florianópolis.
Sudeste com contrastes
Enquanto a faixa oeste de São Paulo, assim como a divisa com o Paraná, pode enfrentar pancadas fortes, o restante da região terá tempo mais firme, com predomínio do sol e aumento gradual das temperaturas. O afastamento da massa de ar polar que provocou queda nos termômetros no centro-sul favorece esse aquecimento.
Centro-Oeste com chuvas pontuais
Em Mato Grosso, a área próxima à fronteira com a Bolívia e o extremo norte do estado, vizinho ao Pará, podem registrar temporais. Já em Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás, a previsão é de chuvas moderadas a fortes, com atenção redobrada para possíveis transtornos.
Nordeste também entra na rota
A costa sul da Bahia e o litoral do Maranhão, próximo ao Pará, devem enfrentar condições severas de instabilidade. Chuvas intensas também são esperadas em pontos do interior maranhense, norte do Piauí e do Ceará, além do sul da Bahia, especialmente nas áreas próximas a Minas Gerais.
Chuva generalizada no Norte
Na região Norte, praticamente todos os estados apresentam previsão de pancadas de chuva moderadas a fortes ao longo do dia, com destaque para áreas onde a atuação da ZCIT é mais marcante.
O mapa meteorológico atualizado mostra claramente as áreas sob risco de temporais nesta terça-feira, reforçando a importância de acompanhar os alertas oficiais e se preparar para possíveis impactos causados pelas chuvas fortes.
Escrito por Compre Rural
VEJA MAIS:
- Gigante chinesa autoriza compra de terras no Brasil para iniciar plantio de grãos
- Rancho Abate é o maior exportador de jumentos Pêga do Brasil
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.