Instabilidades ainda seguem provocando pancadas de chuva; confira como ficam as condições em todas as regiões do país; São Paulo terá recorde de calor!
Uma frente fria se afasta no oceano, na altura do litoral do Rio Grande do Sul. Áreas de instabilidade crescem sobre todas as Regiões do Brasil por causa da grande disponibilidade de calor e de umidade sobre o país. Nuvens carregadas podem crescer em todas as Regiões do Brasil.
O ar continua muito quente e úmido sobre o Brasil e grandes nuvens podem se formar no decorrer do dia sobre quase todas as áreas do país. Muitas pancadas de chuva com raios ocorrem neste sábado, mas em geral à tarde e à noite. Na maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, a chuva ocorre em pequenas áreas e tem curta duração, mas pode ser moderada a forte.
A chuva é mais frequente e volumosa ocorre sobre os estados da Região Norte. Muito sol e algumas pancadas de chuva passageiras neste sábado nas praias do Sudeste e de todo litoral desde o sul da BA até o RN. Não chove no litoral de SP e entre o Grande Rio e o litoral norte do RJ.
Dia de sol e sem previsão de chuva no litoral do RS, na Grande SP e região de Sorocaba, no Noroeste de MG, norte da BA, no Vale do São Francisco (BA) e Chapada Diamantina (BA), sertão de SE, de AL e de PE, e no interior do RN.
Alerta para temporais: na fronteira do Uruguai com o RS, serra do RS e de SC, no planalto norte de SC e Vale do Itajaí (SC), no centro, sul e leste do PR (inclui Curitiba), no norte de MS e sul de MT, litoral do AP, no norte e centro-oeste do AM , em RR e oeste do AC
Atenção para chuva moderada a forte e raios, de forma isolada: planalto e noroeste do RS, na Grande Florianópolis e litoral sul de SC, no centro, oeste e sul de SP, litoral sul de SP, norte e oeste do ES, Triângulo Mineiro, centro-oeste de MG, Grande BH e Vale do Rio Doce (MG), MS (exceto norte do estado, MT (exceto sul do estado), GO, DF, RO, centro-leste do AC, sul e leste do AM, PA, interior do AP, TO (exceto divisa com BA), MA, oeste e centro-norte do PI, sul do CE, litoral da BA e Recôncavo Baiano, litoral de SE
Março tem alerta
Março começa sob influência de um bloqueio atmosférico na região central do país. Isso significa que o tempo mais aberto, quente e ensolarado predomina no Sudeste e no Centro-Oeste. As frentes frias, as áreas de instabilidade e os sistemas que provocam chuva estarão restritos ao Sul do Brasil, principalmente sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Sábado, 26 de fevereiro
SUL
O tempo vai continuar instável na Região Sul do Brasil.
Uma área de baixa pressão na altura do Paraguai e a aproximação de uma nova frente fria, espalha pancadas de chuva nos três estados da Região, com volumes mais elevados no interior e leste de Santa Catarina, leste do Paraná e volumes pontualmente elevados no Rio Grande do Sul.
SUDESTE
Neste sábado o sol aparece, as temperaturas sobem e faz calor sobre a Região Sudeste do Brasil.
Tem previsão de chuva forte no oeste e sul de São Paulo.
No Espírito Santo, sol, chuva fraca e passageira.
O tempo segue firme no litoral do Rio de Janeiro. Nas demais regiões, sol e pancadas de chuva típicas de verão.
CENTRO-OESTE
Sol, calor e pancadas de chuva com risco de trovoadas, principalmente a tarde sobre Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e em Mato Grosso do Sul.
No sul de MS, a chuva pode vir com forte intensidade.
NORDESTE
O sol predomina por todo o Nordeste do Brasil neste sábado, mas ainda tem condições para pancadas de chuva pontualmente fortes no Maranhão, Piauí, norte do Ceará e leste da Bahia.
Tempo firme no sertão nordestino e norte baiano. Demais áreas com chuva fraca e isolada.
NORTE
Ainda chove forte no decorrer deste sábado sobre Roraima, Amazonas, Acre e no leste do Amapá. Em Rondônia, o sol aparece e chove a partir da tarde com risco de trovoadas. No Tocantins, a chuva acontece em forma de pancadas isoladas.
Domingo, 27 de fevereiro
SUL
Áreas de instabilidade se formam sobre o Rio Grande do Sul e a chuva acontece em forma de pancadas isoladas e não está descartado o risco de temporais.
Em Santa Catarina e no Paraná, o dia será ensolarado, mas há previsão de pancadas de chuva irregulares e pontualmente fortes.
SUDESTE
Domingo: Tempo firme no norte de Minas Gerais e no litoral entre São Paulo e Rio de Janeiro.
No litoral do Espírito Santo, inclusive na capital Vitória o sol predomina com chance de chuva rápida e isolada.
Nas demais áreas, o dia segue típico de verão, com sol, calor e pancadas de chuva principalmente entre a tarde e a noite.
CENTRO-OESTE
Seguem os dias típicos de verão sobre grande parte do centro-oeste do país.
Faz sol e calor, mas as pancadas de chuva acontecem de forma isolada.
No norte do Mato Grosso muitas nuvens se formam e chove no decorrer do dia.
NORDESTE
O sol predomina sobre todo o Nordeste neste domingo. O tempo fica firme desde o interior da Bahia, sul do Piauí, até o sul do Rio Grande do Norte. Nas demais áreas a chuva acontece de forma isolada, com pancadas que já começam pela manhã em São Luís, no Maranhão.
NORTE
A chuva segue volumosa no Amazonas, Pará e leste do Amapá.
Nestas áreas, muitas nuvens se formam e chove em vários momentos do dia. Tempo firme na divisa do Tocantins com a Bahia. Nas demais áreas da Região, as pancadas de chuva acontecem de forma isolada.
- Frigorífico móvel que faz o abate de bovinos na própria fazenda
- Fundos agrícolas já podem ser indicados à calculadora da Receita
- Reforma tributária isenta cesta básica de impostos
- Volta de Trump ao poder deve acirrar concorrência agrícola entre Brasil e EUA
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
Chance de novo recorde de calor
As temperaturas permanecem acima dos 30°C em quase todo estado de São Paulo nos próximos dias. O calor só tende a aumentar até o início da próxima semana. Máximas em torno de 35°C devem ser registradas por vários municípios.
Na capital, os meteorologistas da Climatempo preveem máximas de 34°C para a segunda(28) e a terça-feira(1º). Com isso, há uma grande chance da capital bater um novo recorde de calor do ano e desde o início do verão(que começou em 21/12/21). Até o momento, a temperatura mais alta da estação foi no dia 23 de janeiro, com máxima de 33,8°C, segundo dados da estação automática do Mirante de Santana(INMET).