Depois de uma semana conturbada pela operação da Polícia Federal que deflagrou irregularidades no processamento de carnes em alguns frigoríficos (frigoríficos essas das maiores marcas de carne do país JBS e BRF) várias associações ligadas ao mercado de carnes e associações representantes das classes se posicionaram dizendo que o fato isolado não pode manchar o trabalho de décadas do agronegócio brasileiro, setor que mantém o Brasil de pé em meio a crise.
ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu
Lamentamos a existência dessas denúncias e de possível atuação irresponsável de grupos isolados de representantes da indústria frigorífica e de fiscais agropecuários do Ministério da Agricultura. Essas acusações contrariam todo o esforço da nossa classe de produtores rurais que segue rígidas normas de segurança para a produção de carne bovina.
Confira a Nota na íntegra aqui
Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC)
O Brasil é o maior exportador mundial de carne bovina e é reconhecido pela qualidade e status sanitário de seu produto, que conta com auditoria dos órgãos brasileiros responsáveis, bem como das autoridades sanitárias das nações que importam a carne bovina brasileira.
A ABIEC ressalta que os casos que vieram a público por meio da Operação Carne Fraca são isolados e não representam a imensa cadeia produtiva de carne bovina no Brasil.
Confira a Nota na íntegra aqui
Associação Brasileira de Proteína Animal | ABPA
(…) o Brasil é reconhecido internacionalmente pela qualidade e status sanitário de seus produtos, que são auditados não apenas pelos órgãos brasileiros como também por técnicos sanitários dos mais de 160 países para os quais exporta.
Legislações internas e internacionais – estabelecidas por órgãos como o Codex Alimentarius – norteiam o trabalho de excelências desenvolvido pelas agroindústrias brasileiras.
Neste sentido, falhas que eventualmente venham a ser comprovadas são exceções em um modelo produtivo que é referência para o mundo. São questões pontuais, que não refletem todo o trabalho desenvolvido pelas empresas brasileiras durante décadas de pesquisas e investimentos, para ofertar produtos de alta qualidade.
Confira a Nota na íntegra aqui