
Iniciativa da Associação Brasileira de Defesa do Agronegócio (ABDAGRO) mira venda casada na contratação de crédito rural; veja como denunciar prática
Nesta semana, a população de Sinop, Sorriso, Rio Verde, Ribeirão Preto, Maracaju e Unaí acordou com outdoors impactantes espalhados por suas regiões. A mensagem, direta e sem rodeios, “Venda casada no crédito rural é crime!“, chamou a atenção de produtores e autoridades. A iniciativa, promovida pela Associação Brasileira de Defesa do Agronegócio (ABDAGRO), rapidamente ganhou repercussão.
A iniciativa vem em um momento decisivo para o agronegócio, já que a ABDAGRO (Associação Brasileira de Defesa do Agronegócio) recentemente ingressou com uma ação judicial histórica contra o Banco do Brasil, denunciando a prática da venda casada em contratos de crédito rural. A ação, que ultrapassa R$ 841 bilhões, questiona a imposição de seguros e outros produtos financeiros como condição para a liberação de empréstimos voltados ao setor agropecuário.
Além da denúncia explícita, os outdoors trazem um QR Code que permite que produtores afetados relatem suas experiências diretamente à entidade que move a ação. A proposta visa facilitar as denúncias e ampliar as evidências sobre a prática, que há anos vem sendo apontada como um dos grandes entraves para o acesso justo ao crédito no campo.

A repercussão da campanha reforça a crescente mobilização do setor produtivo contra abusos praticados por grandes instituições financeiras. Especialistas apontam que a prática da venda casada fere o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990, art. 39, inciso I), além de representar uma distorção no acesso ao crédito rural, essencial para a manutenção das lavouras e criações pelo país.
A ação judicial da ABDAGRO se junta a um cenário de pressão cada vez maior sobre os bancos, com discussões em curso para reforçar a fiscalização e punição a essas práticas. O impacto da campanha já se reflete no aumento de relatos de produtores que afirmam ter sido forçados a contratar serviços adicionais para conseguir financiamentos agrícolas.
Com a crescente visibilidade do caso, especialistas recomendam que produtores busquem informações sobre seus direitos e, caso tenham enfrentado essa prática, formalizem denúncias para fortalecer a mobilização contra as irregularidades.
Venda casada no crédito rural é crime! Clique aqui e denuncie.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.