“A propriedade é uma, antes do programa, e outra, depois da assistência. Passei a administrar o sítio como uma empresa”.
Após dois anos de trabalho, os produtores assistidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Balde Cheio, no Noroeste do estado estão colhendo resultados surpreendentes: Em média, a produção de leite diária dos produtores cresceu 12,5%, representando um incremento de cerca de R$45 por dia para cada um deles.
O grupo é formado por 25 pequenos produtores de Bonfinópolis de Minas, Dom Bosco e Riachinho.
Os dados foram apresentados pelo técnico do programa, Eduardo Veloso, durante uma reunião de benchmarking, que é o processo de comparação de desempenho das propriedades. O encontro ocorreu durante o “2º Dia de Campo Bonfinópolis + Agro”, no parque de exposições de Bonfinópolis de Minas.
Ainda segundo o técnico, o principal problema dos produtores era a falta de planejamento alimentar para o gado. Eles não tinham manejo de pastagem eficiente, volumoso suficiente para o período seco, o que impactava na produção e reprodução do rebanho. “Esse foi nosso ponto de partida e o crescimento não para por aí. A produção em litros por hectare aumentou 16%; a margem bruta subiu 25%; a margem líquida, 44%; e no fluxo de caixa, o aumento foi de 34%. Investimos muito no início para chegar aos atuais resultados”, enfatiza Eduardo Veloso.
O produtor Ramon da Silva, de Dom Bosco, estava acostumado a produzir como o pai o ensinou, bem diferente dos moldes atuais. “A propriedade é uma, antes do programa, e outra, depois da assistência. Passei a administrar o sítio como uma empresa, controlando fluxo de caixa, além do controle com a alimentação e a parte reprodutiva do rebanho. O objetivo é produzir mais, com menos vacas, através do melhoramento genético”, ressalta o produtor.
Parceria com o sindicato
Na região, o programa ATeG Balde Cheio do Sistema Faemg SENAR conta com a parceria do Sindicato dos Produtores Rurais de Bonfinópolis de Minas. “Com tantos resultados positivos, estamos planejando a abertura de novas turmas na região para continuar proporcionando avanços principalmente aos pequenos produtores”, destaca a Agente de Desenvolvimento Rural do Sindicato, Rita Fonseca.
A região tem grande potencial e tradição na pecuária leiteira. O programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg SENAR é oferecido em todo o estado para somar e melhorar a vida dos produtores rurais e seus familiares”, finaliza o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Patos de Minas, Sérgio Coelho.
Fonte: Sistema Faemg
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.