Tendência Asset light é considerado vantajoso; Segundo a empresa, a modalidade de locação de máquinas agrícolas gera economia de até 40% na atividade
O aluguel de maquinários agrícolas tem ganhado espaço no setor e otimizado o trabalho no campo de muitos produtores. Estima-se que uma empresa de locação já tenha colhido ou plantado mais de 100 mil hectares nas regiões atendidas. A Rental, empresa especializada em locação de maquinários, oferece a modalidade de negócio denominada “Asset Light”, que se traduz como “luz de ativos”, permitindo locar ou terceirizar equipamentos sem investimentos iniciais substanciais. Isso direciona o capital para outras áreas estratégicas do negócio, como inovação e expansão, além de possibilitar a constante atualização dos equipamentos sem os encargos de depreciação.
Ao optar pelo aluguel, a manutenção já está inclusa, e com uma frota moderna, os gastos com insumos e combustíveis, que são pesados na gestão da propriedade, são reduzidos. Além disso, há acesso a um atendimento especializado pela equipe de campo da empresa locadora, o que pode gerar uma economia de até 40%.
Qual o diferencial?
Produtores já relatam um aumento de até 13% na produtividade comparado ao uso de frota própria. Entre as vantagens do “Asset Light”, está a significativa redução de custos, pois ter um maquinário próprio demanda um grande investimento inicial, além de despesas contínuas com manutenção, seguro e outras necessidades. Além disso, a Rental oferece o Centro de Integração Agronômica (CIA), que permite o monitoramento em tempo real das atividades, possibilitando decisões mais precisas.
Como funciona o aluguel de máquinas agrícolas?
O arrendamento é planejado em conjunto com o produtor, que define a janela de operação e o tempo de uso do maquinário, contando com suporte técnico qualificado e mecânico quando necessário, entre outros serviços. Além disso, é possível integrar a tecnologia do Operations Center, presente nas frotas John Deere, para monitorar todas as atividades da máquina no campo, antecipando ajustes, manutenções ou trocas de peças.
Outras vantagens do Asset Light:
Ao escolher o aluguel, o cliente tem acesso à tecnologia mais avançada disponível para a atividade, podendo usar o equipamento por curtos ou longos períodos e, se desejar, até comprá-lo posteriormente. Reduzir despesas ao evitar a necessidade de possuir um ativo na fazenda também evita gastos e perdas devido à depreciação do veículo.
No aspecto operacional, ao adotar a locação de máquinas, um operador da empresa acompanha o uso do equipamento, facilitando a troca de informações com outros funcionários da fazenda. Com profissionais qualificados e conhecimento tecnológico, há oportunidades para oferecer aprendizado prático aos interessados.
De acordo com Carlos Martinatti, diretor comercial da RZK Rental, o sistema “Asset Light” é uma tendência global que atrai especialmente os mais jovens. “Os jovens estão percebendo que a manutenção cria ativos de alto custo. São pessoas que já estão acostumadas a alugar carros de 200 mil reais ou veículos para logística. Por que não alugar uma máquina de três milhões?”, comenta Carlos.
Sobre a Rental RZK:
O Grupo RZK trabalha diariamente para construir um futuro melhor e manter seus valores. Fundado pelo empresário José Ricardo Rezek há quase quatro décadas, o Grupo RZK é uma holding familiar presente em diversos setores chave da economia brasileira como agronegócio, pecuária, energia, empreendimentos, concessões, mídia e telecomunicações.
Com presença em mais de 20 estados e 200 municípios, o grupo emprega mais de 1.000 colaboradores. Suas empresas, como RZK Empreendimentos, RZK Agrícola, RZK Concessões, RZK Energia, RZK Rental, Primavera Máquinas, RZK Digital e SOL by RZK, trazem inovações que impactam positivamente milhões de brasileiros, contribuindo para a sociedade.
O Grupo RZK é reconhecido por suas práticas ESG (Ambiental, Social e Governança). Em 2023, foi premiado por suas iniciativas de sustentabilidade empresarial, destacando-se na redução de emissões de carbono e na gestão eficiente de recursos naturais.
VEJA MAIS:
- Fazenda cria 4.500 vacas com ‘padrão futurista’ para pecuária leiteira
- Conheça a égua mais cara da raça Quarto de Milha
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.