Alimentos que possibilitam uma vida mais saudável, tanto para humanos quando animais e plantas; conheça a CHR Hansen, uma das empresas mais comprometidas com tais variáveis
Moacir Neto, com agência – Produção de alimentos, negócios sustentáveis e receita limpa. Sim, é possível extrapolar a teoria e permanecer na prática de uma atividade cada vez mais comprometida com as causas ambientais e sociais. Um pouco disso tudo pode ser visto em uma das empresas mais comprometidas com tais variáveis, a CHR Hansen, empresa global de biociências hoje ocupando o posto de segunda mais sustentável no cenário global.
“Receita limpa é trabalhar com produtos que contribuam com o meio ambiente. Ou seja, mais com menos, sempre priorizando o uso de biológicos em substituição aos químicos”, diz o head Alberto Inoue, também médico veterinário, da Unidade de Negócios de Saúde e Nutrição Animal.
Em conversa com jornalistas convidados pelo Road Show 2022, da Texto Comunicação Corporativa, Inoue esclareceu que as soluções da Companhia possibilitam uma vida mais saudável, tanto para humanos quando animais e plantas. A empresa trabalha tendo como norte metas estabelecidas para até 2030, tendo em vista sobretudo a economia de baixa emissão de carbono.
As ações da empresa em torno do tema sustentabilidade já conferiram, ainda, o título de número um na cadeia de alimentos do ranking deste ano das cem organizações mais sustentáveis do planeta, o Global Top 100, da prestigiada consultoria Corporate Knights, do Canadá.
“Nosso trabalho está amparado em decisões que privilegiem sobretudo o meio ambiente, a sociedade e também a governança. Ou seja, políticas internas por meio de indicadores que mostram responsabilidade social e ambiental”, assegura o executivo.
A CHR Hansen aportou no Brasil no ano de 1974, ainda durante o regime militar. Desde então, os números foram ganhando corpo e hoje a companhia é, dentre poucas, um chamariz de mão de obra especializada. Mesmo durante os picos mais graves da pandemia de Covid 19, a Companhia manteve suas atividades, sem registros de monta no que se refere à contaminação de funcionários.
E de saúde humana a companhia entende muito bem do assunto. Pois, investir no meio ambiente e em saúde animal é garantir também qualidade vida às pessoas. Como prova do seu compromisso com o investimento em saúde animal no Brasil, a empresa traz lançamentos, contratando profissionais e ampliando serviços, diz Inoue.
“Nosso trabalho está amparado em decisões que privilegiem sobretudo o meio ambiente, a sociedade e também a governança. Ou seja, políticas internas por meio de indicadores que mostram responsabilidade social e ambiental”
A Companhia dispõe de um banco com mais de 40 mil cepas de 398 espécies de bactérias. É a maior coleção privada do planeta, cabe ressaltar. E, ainda, aproximadamente 17% dos seus funcionários trabalham em pesquisa e desenvolvimento.
“Nossas soluções naturais desempenham papel fundamental na criação de um sistema alimentar resiliente e preparado para alimentar uma população em crescimento, minimizando o impacto climático adverso, garantindo maior sustentabilidade. Do campo ao prato.”
A área de atuação da empresa é ampla, de laticínios a suplementos dietéticos. E, ainda, bactérias, culturas (incluindo as lácteas), enzimas, vinho, ingredientes do vinho, saúde, ingredientes naturais e probióticos. Também incluídos a fermentação, fitonutrientes, carne, silagem e probióticos de alimentação animal.
Moacir Neto é jornalista do Portal Safra Agribusiness