Especialistas preveem que as altas nos preços da arroba do boi gordo deverão continuar até o final do ano, devido ao aumento do poder aquisitivo e à temporada de festas, que impulsionam a demanda pelo produto; confira
Após um período de desafios econômicos para a pecuária brasileira nos primeiros oito meses do ano, o mercado de boi gordo está passando por uma reviravolta surpreendente. A arroba, que chegou a despencar para R$ 196,00/arroba em setembro, de acordo com o Centro de Estudos em Economia Aplicada (Cepea), registrou um aumento de mais de 23 % desde então, atingindo um valor em torno de R$ 240,00/arroba em setembro e meados de outubro.
Analistas de mercado acreditam que a tendência de queda parece ter se estabilizado e que a pecuária nacional está apresentando sinais positivos de recuperação. Cristiano Botelho, executivo da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia), destaca que o investimento em genética de qualidade e o cuidado com a sanidade e nutrição dos animais são fatores fundamentais que estão ajudando a reduzir os impactos econômicos e de produtividade no setor.
O principal motivo por trás dessa mudança de cenário é a redução da oferta de bois para abater, levando os compradores a intensificarem a aquisição de animais para atender à crescente demanda interna e internacional por carne bovina. Especialistas preveem que as altas nos preços da arroba do boi gordo deverão continuar até o final do ano, devido ao aumento do poder aquisitivo e à temporada de festas, que impulsionam a demanda pelo produto.
Botelho, da Asbia, enfatiza a importância do investimento contínuo em genética de qualidade, destacando que esse tipo de abordagem ajuda a reduzir os impactos em momentos de baixa e otimizar a produtividade e lucratividade durante as fases de alta. Ele ressalta que o custo para investir em sêmens de touros altamente produtivos é baixo e incentiva os pecuaristas a manterem seus investimentos para obter ganhos de produtividade a médio prazo.
Nesse contexto de recuperação do mercado de boi gordo, a pecuária brasileira está encontrando motivos para otimismo, e os pecuaristas estão se preparando para um período de melhores resultados econômicos.
Escrito por Compre Rural com informações do site O Presente Rural.
VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.